domingo, 21 de junho de 2020

Mais de 24 mil ocorrências de descumprimento do isolamento foram atendidas no Ceará

Agentes de segurança orientavam pessoas no litoral de Fortaleza que descumpriam o decreto de isolamento social. Foto: Asscom SSPDS (Foto: Foto: Asscom SSPDS)
Agentes de segurança orientavam pessoas no litoral de Fortaleza que descumpriam o decreto de isolamento social. Foto: Asscom SSPDS (Foto: Foto: Asscom SSPDS)

Um total de 24.412 ocorrências de descumprimento do isolamento social foram atendidas desde o dia 20 de março até este domingo, 21 de junho, em todo o Ceará. Nesses três meses desde que o governador Camilo Santana determinou, por meio do primeiro decreto número 33.519 e, em seguida, após a prorrogação e posterior endurecimento do distanciamento, foram 15.128 acionamentos por aglomerações, 8.909 por comércios abertos e 375 por descumprimento de proteção individual. Os dados são dos núcleos da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança na Capital, em Sobral e em Juazeiro do Norte, na região Norte e no Sul do Estado, respectivamente.

As forças de segurança do Ceará continuaram com ações de fiscalização e orientação pela orla de Fortaleza neste domingo, 21. O objetivo é o de evitar o desrespeito ao isolamento social durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ações de hoje contam com o efetivo do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Força Tática, motopatrulhamento, ciclopatrulhamento e policiamento a pé, todos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

As pessoas que insistiam em frequentar praias e espaços públicos eram orientadas a voltarem aos seus domicílios. As fiscalizações também ocorreram com o objetivo de verificar o uso obrigatório de máscara. Caso haja reincidência ou a desobediência, a pessoa é conduzida para uma unidade da Polícia Civil por infringir medida sanitária preventiva prevista no artigo 268 do Código Penal, em razão do descumprimento do Decreto Estadual N° 33.519.

É importante destacar que neste domingo, Fortaleza ainda se encontra na fase 1 de retomada responsável da economia e o Ceará ainda permanece em isolamento social. Ou seja, está proibida a circulação de pessoas em locais públicos, como praias, calçadões e praças. A medida tem como objetivo manter as quedas nos números de infectados com a Covid-19, a fim de evitar a lotação dos sistemas de saúde público e privado.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá