terça-feira, 30 de junho de 2020

Novos respiradores vão possibilitar a ampliação de leitos de coronavírus em 34 municípios do Ceará

A região do Cariri receberá 79 novos leitos (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)
A região do Cariri receberá 79 novos leitos (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

A carga de 300 respiradores que chegou ao Ceará no último sábado, 27, vai possibilitar a ampliação de leitos, principalmente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 34 municípios do Estado, majoritariamente no Interior. Informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) durante live de atualização das ações de combate ao coronavírus na noite desta terça-feira, 30.

Além de Sobral e Juazeiro do Norte, territórios de foco por possuírem hospitais regionais e estarem localizados em regiões de atual preocupação com o crescimento dos indicadores da pandemia, receberão novos leitos municípios como Canindé, Tianguá, Crateús, Tauá, Icapuí, Morada Nova, Russas, Mombaça, Cedro, Itapajé, Campos Sales, Potengi, Icó, Santa Quitéria e Aracati.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, os equipamentos já estão sendo enviados aos municípios. Só em Juazeiro do Norte, que atualmente conta com 89 leitos de UTI , somente no Hospital Regional do Cariri (HRC), serão mais 79 leitos tanto intensivos quanto de enfermaria. O secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto esteve na região, nessa segunda-feira, 29, para conversar com prefeitos e anunciar a ampliação da rede de assistência.

Ainda na região caririense, Camilo anunciou que Crato, Barbalha e Brejo Santo ganharão mais 10 leitos de UTI cada. O Cariri, no Sul do estado, assim como o Centro-Sul e a região Norte são os territórios que necessitam de mais atenção em relação à Covid-19 neste momento, em que a pandemia é tratada de forma regionalizada no Estado, após a estabilização de casos na Capital.

"O tempo da pandemia está diferente em cada região do Estado. Nós temos cinco macrorregiões (de saúde) e estamos tratando essas regiões de forma diferenciada nesse momento", pondera o governador. Camilo Santana ainda falou sobre Sobral, o município fora de Fortaleza onde há mais casos (6.565), já apresentar indícios de estabilização, mas reiterou que é necessário ainda ter atenção.

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá