segunda-feira, 29 de junho de 2020

Acusado de fraudar currículo, novo ministro da Educação tem cerimônia de posse adiada

Carlos Alberto Decotelli da Silva é acusado de fraudar currículo (Foto: MArcello Casal Jr/Agência Bras)

A posse do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, que aconteceria nesta terça-feira, 30, foi adiada e ainda não tem data para acontecer. Segundo informações de Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, a cerimônia foi temporariamente suspensa após Decotelli ter sido acusado de fraudar seu currículo.

As acusações tiveram início logo após o novo ministro ter sido apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro, na última semana. Ao expor sobre sua carreira acadêmica, Decotelli afirmou ter o título de doutorado na Universidade de Rosário, Argentina, mas foi desmentido via Twitter pelo reitor da instituição e precisou editar seu currículo Lattes.

Nesta segunda-feira, 29, a Universidade de Wuppertal, na Alemanha, também se manifestou e afirmou que não reconhecia o título de pós-doutorado que Decotelli afirmou ter conseguido na instituição. De acordo com o jornal Correio Braziliense, existe ainda uma suspeita de que o economista tenha plagiado a tese de mestrado que defendeu em 2008, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

A desconfiança em torno das suspeitas de fraudes cometidas pelo economista teria levado ao adiamento da sua posse. Segundo afirma a coluna de Lauro, Jair Bolsonaro exigiu uma rechecagem do currículo de Decotelli, que deve ser feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá