
A decisão ocorreu atendendo uma recomendação do Ministério público, após divulgação de nota da ANVISA de que o uso desses túneis não tem eficiência comprovada, e ainda podem ser prejudiciais a saúde.
Os 02 túneis instalados em Groaíras, custaram R$-9.000,00.
Confira a integra da Nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria da Saúde vem a público esclarecer o seguinte:
1. Nesta sexta-feira (19 de junho), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Groaíras, expediu a RECOMENDAÇÃO Nº 0011/2020/PmJCRR, recomendando que a Prefeitura Municipal de Groaíras promovesse a imediata desinstalação dos túneis de desinfecção instalados no Município. No referido ato, a Promotoria asseverou, entre outras razões, que a utilização destas estruturas pode ocasionar uma falsa sensação de segurança na população, causando o relaxamento das práticas de distanciamento social.
2. Após publicação de recentes estudos da ANVISA sobre a utilização dos túneis para desinfecção, a partir da revisão de documentos, estudos e artigos internacionais, concluiu-se que a utilização de estruturas para desinfecção são mais eficazes se aplicadas em superfícies fixas e inanimadas, ou seja, bancadas, pisos, paredes, objetos etc.
3. A retirada das estruturas, em síntese, foi feita para ampliar a proteção das pessoas.
4. De acordo com a orientação da ANVISA, os túneis de desinfecção poderão ser utilizados para descontaminação dos equipamentos de proteção individual (roupa hermética) dos profissionais que estão atuando nos estabelecimentos de saúde que prestam assistência à pacientes contaminados pelo vírus.
5. É imprescindível informar que as pessoas infectadas com a COVID-19 carregam o vírus, principalmente, nas vias respiratórias e este é transmitido, principalmente, de pessoa a pessoa através de:
i) gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e;
ii) contato com superfícies ou objetos contaminados.
6. Por isso, reforçam-se as recomendações de medidas de higiene pessoal (lavagem de mãos com água e sabonete), limpeza dos ambientes e dos objetos que nele existem, utilização de álcool em gel e da máscara, assim como a prática do distanciamento social, com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.
7. A Secretaria continua atenta e trabalhando com a população para reduzir os efeitos da disseminação vírus no âmbito do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário