quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Sistemas de abastecimento do Projeto São José III levam água a seis mil agricultores de Jaguaruana


“Antes do Projeto São José éramos atendidos pelos carros-pipa e tínhamos um pequeno chafariz com motor aqui na comunidade. Quando dava “o prego” no carro era 10 dias, 15 dias, sem ter água dentro de casa”, relata aliviado o agricultor Francisco Ismar de Oliveira, de 49 anos. O morador da comunidade de Pitombeira, em Jaguaruana, é um dos 6.205 moradores de comunidades agrárias beneficiados com sistemas de abastecimento de água do Projeto São José III no município do Litoral Leste.

Livre do suplício de captar água longe de casa e aguardar pelo carro-pipa, seu Francisco mostra orgulhoso o resultado do investimento de R$ 4.108.760,00 do Governo do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) já em operação em nove comunidades da zona rural.


“Agradeço muito ao governador, se não fosse o Governo (do Ceará), era sempre naquela dificuldade. Hoje, graças a ele e à Deus, temos este sistema de abastecimento d´água atendendo a nossa comunidade de Pitombeiras além de Lagoa Vermelha, Serra Dantas e Bela Vista, Figueiredo do Epifânio, Pitombeiras, Mato Fernandes, Frutuoso, Volta e Caiçara”, destaca o agricultor jaguaruanense.

De acordo com o secretário Francisco De Assis Diniz a chegada de água às torneiras de 1.241 famílias garante sustentabilidade e desenvolvimento. “Com o acesso a água nossos agricultores familiares ficam ainda mais seguros neste ciclo importantíssimo em que começamos a quadra invernosa, uma vez que abastecidos eles podem ter mais dignidade e cidadania”, explica o gestor da SDA.

Fruto do acordo de empréstimo entre o executivo estadual e o Banco Mundial, as ações do Projeto São José contam com assistência técnica, em Jaguaruana, do Sistema Integrado de Saneamento Rural e acompanhamento do Instituto Agropolos do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá