sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Comunidades do Sertão de Crateús comemoram inauguração de Sistema de Abastecimento de Água

Davi Pinheiro - Fotos

Agradecimento. Esta foi a palavra mais ouvida durante a solenidade de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água, na manhã desta quinta-feira (20), na comunidade de Santa Luzia, município de Crateús.

Acompanhado do secretário executivo da pasta do Desenvolvimento Agrário, José Leite, e do secretário da Infraestrutura de Crateús, Agileu Nunes; vereadores e líderes comunitários, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana no evento.

Martins destacou a relevância da ocasião. “Você inaugurar uma obra hídrica que vai beneficiar 563 famílias é muito importante. Não tem coisa melhor do que a gente contribuir para melhorar a direta e indiretamente a vida das pessoas”, comentou.

As comunidades

Além das comunidades de Santa Luzia/Barro Vermelho, com 156 famílias; foram contempladas as comunidades de Curralinho do Thomaz, com 108 famílias; Várzea da Grota, com 47 famílias; Ipajucá/Pau-Ferro, com 83 famílias; Rosário, com 44 e Cajazeiras, com 98 famílias serão assistida pelos sistema, com a colaboração da Cagece e da Sohidra. O total do investimento para atender às 563 famílias soma R$ 2.693.230,88.

“Lembrando que, no próximo ano o governador virá inaugurar a estrada dos Tucuns, aqui em Crateús. E a estrada do Realejo está em fase de projeto pelo DER”, concluiu o secretário.

“Quero confraternizar com todas as comunidades que fazem parte desse projeto Ceará 3 e dizer que o projeto se estende a todo estado do Ceará. Em nome do prefeito Marcelo Machado a gente fica congratulado e feliz em fazer parte desse projeto, que faz com que o homem do campo se estabeleça mais ainda no interior”, ressaltou o representante do prefeito, Agileu Nunes.

Reconhecimento do povo

O morador e representante da comunidade de Várzeas da Grota, Gonçalo Pereira Martins, de 58 anos, não escondeu a gratidão que sente por ter recebido o benefício. “A nossa realidade melhorou muito. A água é boa, o abastecimento está ótimo. Nós temos que agradecer, primeiro a Deus e depois a esse rapaz que vem fazendo muito pelo nosso estado, que é o Camilo. Há 20 anos atrás, água era na cacimba, na cabaça e no lombo do jumento”, destacou o agricultor.


Aos 33 anos, a vice-presidente da comunidade de Rosário, Josileide Silva também representou em palavras, o sentimento de reconhecimento de todos os presentes. “Na minha comunidade, a gente está bastante satisfeito, bastante alegre e usufruindo bem do sistema que foi implantado. Deus usa os governantes para que eles enxerguem as famílias de outra maneira. Não são todos os estados que têm benefícios como esse”, disse. Sobre a melhoria na condição de vida dos moradores, Josileide afirmou que, para se ter uma ideia, “as roupas eram lavadas nos olhos d’água e hoje a água está dentro de casa, à vontade”, contou a moradora.


Fonte: Casacivil.ce.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá