quarta-feira, 29 de agosto de 2018

‘Vamos rever os pontos inaceitáveis da reforma trabalhista’, diz Marina


A candidata a presidente Marina Silva participou de sabatina do Estadão-FAAP, em São PauloReprodução/Live do Estadão - 28.ago.2018

Também defendeu reforma do Judiciário

Disse que não terá ‘discurso camaleão’

‘Não vou ficar tripudiando em prisão de Lula’


Leia as propostas da candidata

A candidata a presidente Marina Silva (Rede) disse nesta 3ª feira (28.ago.2018) que pretende revogar a reforma trabalhista realizada no governo do presidente Michel Temer e “rever pontos inaceitáveis”. Também defendeu a reforma o judiciário, política e da previdência.

“Ouço muita gente dizendo que é modernizar as relações de trabalho. Mas na reforma trabalhista tem pontos que são pré-modernos, como uma mulher trabalhar em condições insalubres, uma pessoa ter apenas meia hora para se alimentar, trabalho intermitente, em que pode ficar meses sem ser chamado mas conta como se tivesse empregado”, disse.

Marina Silva disse que o governo deixou de discutir a reforma com todos os setores da sociedade. “O que custava ter feito o debate na Casa, revisto essas coisas inaceitáveis? Hoje não precisaríamos estar fazendo essa discussão“, disse.

A declaração de Marina Silva foi dada em sabatina de 2 horas promovida pelo jornal Estadão em parceria com a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo.

A candidata da Rede defendeu uma reforma trabalhista que ajude as pessoas que estão na informalidade a ter acesso ao mercado de trabalho.

“Precisamos desonerar a folha de pagamento. Os empresários não reivindicam impostos sindicais, mas eles têm o Sistema S. Vamos discutir o Sistema S”, disse, ao se referir ao conjunto de 9 instituições do setor produtivo que geram profissionalização, cultura e lazer, como o Sesi e o Senai.

Segundo Marina, também é preciso fortalecer os sindicatos para que “não se tenha uma fragilidade da representação os trabalhadores”.
REFORMA DO JUDICIÁRIO

Marina Silva também defendeu a reforma do modelo de escolha do ministros do Poder Judiciário. Segundo ela, as indicações devem seguir o critério de“independência ética de quem está sendo indicado”.

A candidata disse que o presidente da República “não pode indicar uma pessoa com a expectativa de que, se ela falhar, terá acolhimento”.
REFORMA POLÍTICA

Marina Silva disse que considera que a reforma política deva acontecer “em 2 tempos”: com a eleição, que ela chama de “operação lava voto”; e, posteriormente, de forma estrutural. “Vamos mudar de postura para poder mudar as estruturas”, disse.

Segundo a ex-ministra, o cidadão brasileiro pode substituir os mais de 200 investigados pessoas que não estejam envolvidas em casos de corrupção.

Para a reforma política estrutural, Marina propôs:
o presidencialismo de proposição;
o fim da reeleição;
mandato de 5 anos a partir de 2022;
voto distrital misto;
criminalização do caixa 2;
fim do foro privilegiado.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Marina Silva disse que a reforma da Previdência apresentada pelo governo de Temer era totalmente inaceitável e que não foi discutida com a sociedade. “Depois, foi fazendo ajustes e não conseguia aprovar mesmo tendo uma base enorme no Congresso. Vamos retomar o debate da reforma da Previdência”.

Segundo ela, as pessoas não podem aposentar em uma idade em que ainda estão produtivas. “Em relação às mulheres, mesmo aumentando 1 pouco mais o período, deve ser diferente dos homens. Elas devem se aposentar antes, elas trabalham muito mais. 80% das tarefas do lar são feitas pelas mulheres, elas têm uma sobrecarga enorme”, afirma.

GOVERNAR SEM O CONGRESSO

Marina foi questionada sobre como conseguirá governar sem o apoio do Congresso e sem o presidencialismo de coalizão.

A candidata rebateu dizendo que vai governar com base no presidencialismo de“proposição” e combater o “o toma-lá-dá-cá”.

“Que a maioria no Congresso se faça com base no programa. É assim que as democracias evoluídas fazem”, disse. “Mesmo aqueles que tinham grande base aliada não conseguiram governar, como o que ocorreu com ex-presidente Dilma Rousseff”, completou.

ESTADO LAICO E ABORTO

Marina foi questionada sobre a influência de suas crenças e religião em suas decisões políticas. A candidata rebateu dizendo que as pessoas generalizam quando acusam evangélicos de quererem transformar o Estado laico em Estado teocrático.

Segundo a candidata, o seu diálogo com a comunidade evangélica é natural, mas que não tem estratégia específica para fazer da política 1 espaço de disputa religiosa.

“Não tenho uma indicação, 1 projeto, 1 pedido de vistas, que ateste uma postura contra o Estado laico. Não podemos olhar a partir dos rótulos”, disse.

Sobre a questão da descriminalização do aborto, Marina disse que apesar de ser contra o ato, a “mulher que faz aborto não deve ir para a cadeia”.

Além do debate sobre o tema por meio de plebiscito, a candidata defendeu que as mulheres devam ter apoio psicológico. “Procuro ser coerente para que as pessoas votem sabendo em quem estão votando. Hoje, no Brasil, o discurso camaleão é muito forte”, disse.

LULA E HADDAD

Sobre o ex-presidente Lula, Marina disse que o petista está pagando pelos erros que cometeu. “Não se fica tripudiando de quem está pagando e cumprindo a pena. Não encaro Justiça como vingança, encaro como reparação”, afirmou.

Marina Silva foi questionada sobre por qual razão vetou a participação de Fernando Haddad em sabatinas e debates representando o ex-presidente.

“O que minha assessoria disse é que se era possível a presença dos vices, o Eduardo Jorge, que tem competência, viria no meu lugar. Quando ele [Haddad]for candidato, vai participar dos debates junto com os demais vices. Se houver essa prerrogativa para 1, deve haver para todos”, diz.

DISCURSO SOBRE MULHER E BOLSONARO

Marina comentou seu embate com o também candidato a presidente Jair Bolsonaro.

“Em relação ao Bolsonaro, ali no debate foi 1 processo vivo, espontâneo. Nem todas as variáveis são controláveis. Chega uma hora em que a verdade aparece. Uma das coisas que eu ouço é que não posso ser presidente porque sou uma pessoa frágil, uma pessoa fraca. É uma forma de desqualificação das mulheres. Muitas mulheres como eu têm que provar o tempo todo que é inteligente, que pensa, que sabe”, disse.

SEGURANÇA

Marina Silva defendeu a implementação de 1 sistema único de segurança pública. A candidata também se posicionou contra a descriminalização do porte de armas. “Não se vai resolver problemas distribuindo armas para a população”, disse.

Marina Silva diz que é preciso ter políticas efetivas e criticou a estrutura das instituições. “Da forma como está, não há efetividade. É preciso combater o tráfico de drogas, de armas. Com a Polícia Federal desmontada como está hoje, não tem como fazer isso”, disse.

AGROTÓXICOS

Marina Silva afirmou que a proposta dos agrotóxicos não deveria ter sido aprovada. “Não é inteligente da nossa parte usar agrotóxicos que não são usados nos Estados Unidos e na Europa”. Segundo ela, é preciso aproveitar os avanços da tecnologia para se produzir de forma sustentável.

EMPREGO E TETOS SOLARES

Marina Silva afirmou que seu governo vai cortar gastos públicos sem que isso atinja os mais frágeis e sem redução de investimentos em segurança, saúde e educação.

A candidata também disse que vai incentivar o uso das energias renováveis para gerar emprego. “O mundo todo caminha na direção das energias renováveis. A China é o maior investidor individual. O Brasil tem potencial enorme em suas correntes de vento, tem maior área de insolação do planeta e temos investimento pífio em energia solar, energia eólica. Vamos investir nos biocombustíveis”, diz.

ONGS NA AMAZÔNIA

Marina Silva é questionada sobre a grande presença de ONGs na Amazônia. A candidata rebateu dizendo que quer “1 País onde Estado não seja substituído nem por ONGs nem por empresas, mas que ele possa trabalhar com eles”.

“Conheço uma Amazônia que em muitos lugares tem zero Estado, zero médico, zero delegado, zero Ministério Público. Eu venho dessa Amazônia profunda. Em pleno século 21, você encontra uma Amazônia que não tem a presença do Estado em nada”, disse.

Marina ainda defendeu 1 Estado se equilibre sobre “em 3 pernas”: público, privado e sociedade.

“Se alguém acha que vai liberar o desmatamento geral da Amazônia porque precisa de votos do ruralismo mais atrasado, não tem nem como nominar. Mas o bom é que existem muitos empresários, muitas pessoas que apostam em ganho de produção por aumento de produtividade. Isso é possível no agronegócio e na economia florestal”, disse.

*Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá