quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Moisés Braz denuncia o desmonte do programa de cisternas de placas


O deputado Moisés Braz (PRP) denunciou, nesta quarta-feira (26/09), durante o tempo de liderança partidária, o desmonte do programa federal de construção de cisternas de placas. Segundo ele, o orçamento da União do próximo ano prevê um corte de 94% do orçamento do programa.

“A Organização das Nações Unidas reconheceu a política de cisternas de placas como a mais eficiente no combate à seca" disse o petista, lembrando que o Ceará está no sexto ano consecutivo de seca.

O deputado pediu que seja feita pressão contra o Executivo Federal, para que o corte seja revisto. “Este Governo golpista, que está sendo denunciado por formação de quadrilha, não pode continuar com essa maldade”, salientou. Moisés Braz observou que as famílias que vivem no semiárido não têm condições de comprar água, nem têm poço profundo.

Na avaliação do deputado, todas as políticas criadas pelo Governo do Partido dos trabalhadores, estão sendo agora destruídas. Além da programa de cisternas, ele apontou o desmonte dos programas Minha Casa, Minha Vida e Farmácias Populares, também voltados para população de baixa renda.

“É preciso que a gente compreenda que a seca não é só por falta de chuvas, mas também por falta de políticas públicas. Quem tira 94% das verbas das políticas de convivência com a seca não tem um mínimo de respeito de quem habita o semiárido brasileiro” disse. Moisés lembrou que na gestão do PT havia editais no Ceará, que autorizavam a construção de 19 mil cisternas de uma só vez. Hoje o programa para todo o País só dá para construir quatro mil, ao longo do ano. “É preciso que se tenha mais carinho e mais responsabilidade. Não há desenvolvimento no meio urbano se não houver também no meio rural”, disse.

Moisés Braz também parabenizou a Universidade de Fortaleza (Unifor), que está fazendo campanha para doação de órgãos, e as famílias do Ceará que são doadoras. No Brasil, temos mais de 33 mil pacientes esperando por doação. Aqui no Ceará, são 1.100”, disse.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) pontuou que somente em Crateús, foram construídas seis mil cisternas, enquanto que a previsão para o próximo ano são quatro mil para o País todo. “O programa modificou a vida das pessoas. Várias doenças foram evitadas, como verminoses. A maior transformação na vida do homem do campo foram as cisternas. Agora, esse homem do campo é frontalmente atingido”. assinalou.

*Com AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá