sábado, 29 de março de 2014

Secretaria de Saúde realiza Conferencia sobre saúde do trabalhador


A Secretaria de saúde do município de Groaíras, realizou na última quinta(27), a pré-conferencia de saúde do trabalhador, realizado no centro cultural, o objetivo principal da pré-conferencia é a escolha de delegados para participar da etapa regional, que acontecerá em sobral.

Esteve palestrando  2 membros do CEREST(Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador).

Estas ações são uma preparatória para a Conferencia regional, em Sobral, que de lá seguirá para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja a temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho.

O objetivo é elaborar propostas para cada município, macrorregião, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Isso considerando os processos produtivos nos municípios e a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais ou urbanos.

Ao todo as conferências regionais devem reunir 1.804 representantes, sendo estes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da saúde. Após os eventos serão eleitos um total de 352 delegados para a Conferência Estadual. Esta terá a participação de 448 pessoas, sendo 96 convidados e 352 delegados.

O eixo de discussão principal das etapas regionais e estadual é a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Durante as conferências os participantes devem debater também os quatro eixos que norteiam a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

Integram os eixos norteadores os seguintes temas: O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

Cada evento é fruto das parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde, CRES e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A realização é dos Conselhos Municipais de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).


Confira mais fotos. Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá