quarta-feira, 3 de abril de 2013

MST Ceará ocupa latifúndio em Santa Quitéria.



Na madrugada do último domingo (24/03), cerca de 50 famílias ligadas ao Movimento dos trabalhadores Sem Terra ocuparam a "Fazenda Jardim" que fica localizada no município de Santa Quitéria, próximo o distrito de Lisieux.

A luta dos trabalhadores para permanecer na terra iniciou-se em 1986, quando a proprietária despejou os moradores, alguns de forma violenta, houve derrubada de casas, destruição de cercas, e ameaças caso houvesse resistência.

No ano de 2000, as famílias ocuparam pela primeira vez a fazenda, organizados pelo MST, mais houve reintegração de posse e não conseguiram resistir. A vistoria foi favorável a proprietária (Produtiva).

Desde então muitas famílias que viviam na fazenda e tiveram que sair despejadas sonhavam e planejavam a retomada da luta.

Jardim é considerada uma das melhores terras cearense segundo dados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). No entanto hoje se encontra totalmente abandonada, sem cumprir sua verdadeira função social e com um agravante, o açude existente na propriedade encontra-se com sua parede completamente danificada, botando em risco a segurança dos moradores abaixo incluído a cidade de Groaíras.

Os trabalhadores e trabalhadoras que tem suas raízes nessa terra nunca conseguiram se conformar com a exploração do trabalho, portanto seguiram organizados e lutando até que a terra seja repassada a fins de Reforma Agrária.

Confira também o video:



Informações: Aline Oliveira e Gleidson Mendes-MST Ceará

Foto: Cezar Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá