quarta-feira, 3 de abril de 2013

Saiba como foi: Projeto ‘Groaíras da Paixão, Arte e Tradição!’



Semana passada, dos dias 25 a 31 de março, aconteceu o Projeto ‘Groaíras da Paixão, Arte e Tradição!’ da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto do município de Groaíras, trazendo uma programação de atividades culturais durante a semana santa, uma tradição religiosa e de grande visibilidade cultural. Esse projeto foi contemplado pelo IX Edital Ceará da Paixão, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE. As atividades do Projeto trouxe a Mostra de Exposição Fotográfica Itinerante intitulada “Memórias da Paixão: 30 anos de tradição”, que circulou durante a semana nas escolas de rede pública e nos pontos mais requisitados de Groaíras, com o objetivo de despertar e relembrar à população as encenações da Paixão de Cristo, que aconteceram e acontecem todos os anos no período da semana santa na cidade. 

O Grupo de Flautas fez uma apresentação na Praça no dia 26 de março, Terça-feira, trazendo repertório de músicas sacras, ressaltando também a importância da valorização dos músicos da terra. Na sexta-feira, dia 29 de março, também na Praça Pe. Mororó, no Centro da cidade houve a encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo REC, com a presença de um grande público que compareceu para prestigiar.

 No Sábado, dia 30 de março, durante a tarde, na localidade da Lagoa do Peixe e a noite no Centro da Cidade houve a ‘Malhação do Judas’, essa atividade foi um propósito da Secult-Groaíras de resgatar essa tradição que acontecia todo sábado de aleluia e que há algum tempo perdeu espaço e não acontecia na cidade. 

E no último dia da semana, domingo de páscoa, dia 31 de março, teve a Exposição "Tenda Culinária da Paixão", onde foram expostos para degustação da comunidade os alimentos típicos da Semana Santa (peixe, feijão maduro com nata, pão doce, pão de milho, etc.). As atividades do Projeto contaram com a presença garantida do Prefeito Adail Melo e a 1º dama Elisabeth Albuquerque, Secretários da Gestão Pública de Groaíras, vereadores, algumas lideranças da cidade.Esse projeto foi a primeira ação da Secretaria de Cutura de Groaíras apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, contando com a direção do Secretário de Cultura Ney Oliveira, Secretário Adjunto de Cultura Pretinho Jones e equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto para que a realização do Projeto fosse concluída com sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá