quarta-feira, 26 de março de 2025

Salmito defende industrialização como caminho para o desenvolvimento social do País

 


Deputado Salmito (PSB) - Foto: José Leomar

O deputado Salmito (PSB) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (26/03), avanços na industrialização do País e afirmou que esse é um caminho que leva ao desenvolvimento social e à qualidade de vida da população.

Para o parlamentar, não existe nenhuma realidade social e econômica desenvolvida que não tenha um setor industrial pujante. “Se olharmos para Canadá e Estados Unidos, são dois países desenvolvidos e altamente industrializados. Se observamos a União Europeia, são 27 países desenvolvidos e altamente industrializados. O mesmo em países da Ásia, como Singapura, Coreia do Sul, Japão, China. Já para países em que há muita pobreza, vemos que são pouco industrializados”, observou.

O setor industrial é indispensável para o desenvolvimento, na avaliação de Salmito, além de considerar que os melhores salários e empregos permanentes estão mais no setor industrial. Ele ressalta que o setor industrial consegue ainda agregar valor à economia local, “influenciando, positivamente, todos os setores da economia de um local”.

O deputado deu como exemplo de sucesso o caso da China. Segundo ele, o país asiático investiu em uma política industrial, com indústria de baixa tecnologia, e foi avançando para a média tecnologia, até que atualmente “já é líder na indústria de alta tecnologia”. “China já desponta como a segunda maior economia do planeta e é o número um em exportações industriais do planeta. País que era fundamentalmente agrário e hoje é um país cuja economia é altamente industrial e com tecnologia. Isso é oportunidade para os trabalhadores e trabalhadoras do país”, disse.

Na contramão da China, o Brasil se desindustrializou, na avaliação do deputado. Conforme ele, desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, incentivos fiscais e subsídios foram retirados das empresas, assim como o papel do poder público de estimular a indústria. “A indústria não é importante só para a economia, mas também para as oportunidades sociais. Porque nossos jovens e trabalhadores terão na indústria os melhores empregos, permanentes e de melhor remuneração”, pontuou.

O Ceará, por sua vez, caminha no sentido contrário do País e vem, nas últimas quatro décadas, se industrializando, como avalia o parlamentar. Um exemplo é o primeiro complexo industrial automotivo multimarcas do Brasil, anunciado, nesta quarta-feira (26/03), pelo governador Elmano de Freitas.

O governador anunciou que o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), publicou no Diário Oficial da União a certidão que garante a concessão de incentivos fiscais para o Polo Automotivo do Ceará, localizado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Para além dos empregos gerados diretamente naquela indústria, outros setores ganharão. Toda uma cadeia será beneficiada”, afirmou.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Vandecy Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário