Fotos: Luis Fortes/MEC
Na abertura, Lula convidou prefeitos e prefeitas a visitar os estandes do evento e conhecer os projetos do governo para levá-los às respectivas cidades. “Essa é uma oportunidade para vocês garimparem, em um garimpo que ainda tem muita coisa. Eu voltei a governar este país com a responsabilidade de provar, mais uma vez, que este país tende a ser um país altamente desenvolvido — e ele só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre, e não há cidade rica com o estado pobre, é preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, indicou.
O presidente da República reforçou que o governo estabelece uma relação com os prefeitos e as prefeitas brasileiros, independentemente de partido político. Nesse sentido, citou a previsão de lançamento da segunda edição do PAC Seleções, relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O PAC Seleções é a primeira oportunidade democrática de a gente não escolher ideologicamente as cidades que vão ser beneficiadas, de a gente não escolher a cidade do partido da gente, mas de a gente escolher aquela cidade que melhor apresenta o projeto e aquela cidade que mais tem necessidade de que o projeto seja executado”, ressaltou.
Em seu discurso, o presidente Lula ainda citou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que prevê a alfabetização de pelo menos 80% das crianças brasileiras até 2030: “Ontem nós entregamos a medalha de ouro para os prefeitos e para os estados que já cumpriram. Eu tenho fé — e o companheiro Camilo tem muita fé — de que a gente, até 2030, vai alfabetizar mais de 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental”.
Em seguida, convidou os prefeitos presentes a cumprirem o compromisso e adotarem escolas de tempo integral nas cidades. “Nós precisamos de vocês para que a gente possa estabelecer neste país a tão sonhada, tão famosa escola de tempo integral, que é o que vai resolver o problema da educação básica neste país, para garantir às nossas crianças que elas possam ficar o dia inteiro na escola. Inclusive, para dar liberdade ao pai e à mãe de poder fazer outra coisa, de ter outra atividade, porque sabe que seu filho está garantido em uma escola de tempo integral”, observou Lula.
O programa Pé-de-Meia também esteve presente no discurso presidencial: “Nós criamos um programa que atende mais de 3,9 milhões de adolescentes, ganhando R$ 200 por mês e mais R$ 1.000 no fim do ano. É uma poupança que nós estamos dando para que ele não tenha que sair da escola para poder ir trabalhar”. A iniciativa foi criada para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino, já que a evasão escolar chega a 480 mil jovens por ano no Brasil.
Outros programas do MEC destacados pelo presidente foram: o Pé-de-Meia Licenciaturas, voltado a estimular os jovens a seguir as carreiras de licenciaturas e se tornarem professores, e o Mais Professores, que vai conceder uma bolsa para ampliar a atuação de profissionais em regiões e áreas de conhecimento com carência docente. A bolsa visa aumentar a atuação de professores com formação adequada nas salas de aula, bem como fomentar o ingresso de concluintes das licenciaturas nas redes públicas de ensino.
Diálogo – Sobre o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que “o diálogo é o ponto de partida para a reconstrução do país”. “Aqui, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colegas ministros e governadores, estamos reforçando o nosso compromisso com as políticas públicas na ponta, que chegam até o estudante, o professor, a comunidade. Com a educação, vamos fortalecer pontes e engajar ainda mais a ação dos nossos prefeitos e prefeitas. O MEC está de portas abertas”, completou.
O secretário municipal de Educação de Paes Landim (PI), Geovane Dias, afirmou que está aproveitando o encontro para obter informações sobre programas e ações que podem ser implementados na região. “Essa ação que o governo federal está fazendo é muito importante, porque dá muitos esclarecimentos daquilo que o governo federal tem a oferecer aos municípios. A gente veio com esse intuito de conhecer e de levar alguma coisa boa para o município”, disse.
*Ascom MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário