segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Stuart Castro destaca projetos com foco no Maciço de Baturité

Deputado Stuart Castro (Avante) - Foto: Junior Pio


O deputado Stuart Castro (Avante) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (31/08), projetos de sua autoria com foco no Maciço de Baturité e em outras áreas relevantes para o Ceará e a população, como o cuidado com as pessoas idosas.

A aprovação na Alece na sessão de quarta-feira (30/08) do projeto de lei nº 589/2023, de autoria do deputado, institui o município de Mulungu como a capital cearense do café.

Ele apontou que a região do Maciço de Baturité tem mais de dois séculos de história no cultivo de café e Mulungu é o maior produtor de café sombreiro, com agricultura familiar, pequenos e médios produtores.

A Rota Verde do Café e seu papel no turismo sustentável da região também foi enaltecida pelo parlamentar. Segundo ele, o café do Maciço está conquistando sua identidade geográfica e var ser reconhecido pela qualidade de sua produção.

Stuart Castro citou outras iniciativas em prol da região como pavimentação de acesso a comunidades, abastecimento de água, criação do Hospital Regional, ampliação do Raio, construção Ceasa e Pefoce pelo Governo do Estado.

Outro tema apontado pelo deputado foi sua atuação na área de atenção e cuidado com as pessoas idosas do Estado, uma bandeira que quer deixar em sua mandato, elencando projetos aprovados e outros em tramitação na Alece, como o nº 534/2023, que dispõe sobre a criação de creches para pessoas idosas no Ceará.

O parlamentar citou proposições aprovadas, como a nº 192/2023 que cria o Projeto Esporte e Lazer na melhor idade, e outras em tramitação, como a de nº 255/2023, que cria o Programa Passeio na Melhor Idade, e a de nº 285/2023, que cria o Centro de Referência 60+, reiterando a importância da luta de cuidar de quem cuidou ao longo da vida.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou a atuação brilhante do parlamentar na Casa e dedicação aos interesses da região do Maciço e da população. Ele pediu permissão para parabenizar o Governo do Estado pelo envio do projeto sobre o piso salarial da enfermagem, afirmando que é decisão importante de reconhecimento e, apesar de não ser o ideal, é um esforço da gestão.

O deputado Cláudio Pinho (PDT) destacou a luta pela recuperação da produção do café no Maciço, elogiando a qualidade do produto regional e desejando que possa ser exportado, desenvolvendo a região.

O deputado Simão Pedro (PSD) enalteceu os temas do pronunciamento do deputado, elogiando o café do Maciço, afirmando que merece o reconhecimento pela qualidade. Ele também pediu para ser coautor do projeto nº 534/2023, de autoria do deputado Stuart Castro.

*ALECE
Por Samaisa dos Anjos
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá