segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Cláudio Pinho ressalta liderança do Ceará e de Fortaleza na geração de empregos no Nordeste

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (31/08), os índices da geração de empregos no Ceará e no município de Fortaleza, conforme dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na quarta-feira (30/08).

O Ceará, segundo o parlamentar, teve o melhor saldo na geração de empregos no Nordeste, em julho. “Quando a economia começa a reagir na geração de empregos, devemos enaltecer, se mobilizar e ir atrás de fazer o emprego estar mais perto daqueles que querem ter uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou.

No mesmo sentido, Fortaleza teve o melhor desempenho da região na geração de emprego. De acordo com Cláudio Pinho, o município gerou 3.209 empregos, em julho, enquanto o segundo colocado, Recife (PE), gerou 1.626 postos. “Vejam só: a metade dos empregos gerados na capital cearense. É dessa forma que temos que trabalhar para melhorar a vida das pessoas, pois, quando temos o emprego, temos a dignidade e a autonomia para o trabalhador tocar sua vida”, observou.

A geração dos postos de trabalho no Ceará, no entanto, precisa chegar ao interior do Estado, como alertou o deputado. Para ele, é necessário empregar maiores investimentos nas cidades do interior para incentivar a atração de empresas, gerando renda, desconcentrando assim os postos de trabalho dos grandes centros. “Para que a gente possa fazer com que as pessoas do sertão também tenham a esperança de se engajar no mercado de trabalho e sair da dependência do Bolsa Família e dos aposentados”, pontuou.

Cláudio Pinho defendeu também o fortalecimento dos setores de turismo e de entretenimento – que movimentam toda a economia, da hotelaria aos restaurantes – com qualificação profissional e ensino de outros idiomas. “Temos muitas riquezas naturais que são capazes de fazer as pessoas conhecerem o nosso estado”, disse.

O deputado Felipe Mota (União), em aparte, caracterizou o turismo como “uma indústria limpa”, que pode transformar a vida de muitos cearenses. “O turismo impacta o PIB, mesmo necessitando tanto ainda de qualificação profissional e empresarial, assim como de obras estruturantes para o nosso Estado. Temos que requalificar o turismo cearense”, apontou.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá