quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Em Sobral, governadora Izolda Cela entrega quinta unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades

 

Policiamento é caracterizado pela atuação mais próxima à comunidade e integrada ao Sistema da Segurança Pública do Ceará

Sobral é a quinta cidade cearense a receber uma unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). Com as presenças da governadora do Ceará, Izolda Cela, e da vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, a instalação ocorreu na tarde desta terça-feira (4) e contou com serviços do Caminhão do Cidadão para a população. Também estiveram presentes o secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, e outros oficiais e autoridades.



Izolda Cela afirmou que o fortalecimento da segurança pública também compreende um policiamento mais próximo às comunidades e especialista em vulnerabilidades. "Essa base do Copac vai atuar na prevenção e apoio à comunidade, trazendo para perto serviços que são muito importantes. Tem ações voltadas para as comunidades escolares, pessoas vítimas de violência e agravos que afetam a vida da população. Além de ter essa presença da força de segurança, o Copac está alinhado com as áreas que cuidam e olham para a questão social".



A base do Copac de Sobral está instalada no bairro Sumaré, sendo a primeira implantada no interior do estado. A unidade conta com cinco viaturas e 26 policiais, para atuação direcionada à prevenção focada, unindo proteção social e segurança pública.

A vice-prefeita Christianne Coelho ressaltou que o equipamento é estratégico para o fortalecimento de vínculos e da cultura de paz no município. "Esse é mais um equipamento afirmativo de prevenção à violência com serviço humanizado. A base está inserida numa comunidade que já tem escolas e a Vila Olímpica, e se soma à Casa da Mulher Cearense de Sobral".

As outras bases do Copac em funcionamento estão em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Para ser implantado com 38 territórios iniciais no Ceará, o Comando, que integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), recebeu investimento inicial de R$ 3.323.528,61.

O secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio, avaliou que a base será um bom exemplo para toda a região. "A população só tem a ganhar com a instalação da unidade", frisou.



Os serviços do Copac se concentram em 500 metros no entorno da base, que funcionará 24 horas com atendimento de ocorrências de emergência na comunidade pelos próprios policiais da base. Também é disponibilizada uma linha telefônica que permite a comunicação com a população, inclusive por aplicativo de mensagens.

Também presente na ocasião, o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira, reforçou que o Comando tem como diferencial a integração. "As bases do Copac já prestam um grande serviço às comunidades, alinhadas ao Sistema da Segurança Pública e outras áreas estratégicas".

O comandante-geral do Copac, Messias Mendes, explicou que os policiais militares que ingressam no Comando passam por processo seletivo e formação rigorosa. "O curso de formação tem 160 horas-aula, e busca potencializar as ações da Polícia Militar nesses territórios de vulnerabilidade. Os policiais passam um mês de imersão nas atividades de aproximação com a população", destacou.

A formação inclui conteúdos sobre mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, emprego de armas menos letais, escuta especializada, depoimento especial, dentre outros.



Todos os dias, Giliardo Arcanjo, 32, percorre as ruas da comunidade vendendo lanches. Para ele, a base do Copac representa mais tranquilidade. "É mais segurança para gente trabalhar e para nossa família também", disse.

Cidadania



Iniciado na tarde desta terça-feira, os serviços do Caminhão do Cidadão ficarão disponíveis das 8h às 12h desta quarta-feira (4). No local, os sobralenses poderão solicitar a emissão gratuita de documentos como RG e CPF, atestado de antecedentes criminais e consulta da declaração de NIS.

Ana Maria do Nascimento, 35, aproveitou a oportunidade para emitir o RG da filha. "Eu achei muito bom ter esse serviço hoje e perto de casa. Aproveitei que fui buscar minha filha no CEI, que fica aqui vizinho, e já resolvi essa pendência. O atendimento foi bem rápido", comentou.

Presentes

Também compareceram à implantação, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque; o perito-geral do Ceará, Júlio Torres; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira Santos; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Helano Matos; o procurador de Justiça Edilson Loiola; e demais gestores e lideranças locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá