A Secretaria da Educação de Sobral inicia, nesta quarta-feira (23/03), a distribuição de 1.155.000 absorventes higiênicos e 1.940.000 protetores diários para estudantes da rede pública municipal de ensino, totalizando 3.095.000. O objetivo é evitar que as estudantes faltem às aulas durante o ciclo menstrual e promover a dignidade menstrual.
Serão beneficiadas cerca de 6 mil estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos. Cada estudante receberá 16 absorventes e 20 protetores diários por mês. O investimento anual é superior a R$ 387 mil reais com recursos do tesouro municipal.
“A ONU estima que uma em cada quatro brasileiras já faltou à escola por não ter condições financeiras de comprar absorventes íntimos. Esta é uma realidade que nós queremos mudar em Sobral. Importante frisar que a iniciativa é custeada com recursos do tesouro municipal e demonstra a sensibilidade da gestão municipal com a causa, que agora foi transformada em política pública”, explica o Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.
POLÍTICA MUNICIPAL
Em 2021, o prefeito Ivo Gomes sancionou a Lei nº 2.134, de autoria do Executivo, que institui a política municipal de atenção à higiene íntima e combate à pobreza menstrual.
A pobreza menstrual é definida, segundo relatório produzido por órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), como a falta de acesso a itens de higiene íntima (como absorventes), infraestrutura adequada (banheiros com água potável, por exemplo) e também de acesso a informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário