Circula nas redes sociais que o número de mortos por Covid-19 caiu de 150 para dois por dia em Manaus após a visita do ministro da Saúde, Nelson Teich, à cidade. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Ministro da Saúde tem dom de cura. Depois de visitar Manaus o número de mortos caiu de 150 por dia para 02”
Legenda de fotos que, até às 19h do dia 8 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 18 mil pessoas no Facebook
FALSO
A informação analisada pela Lupa é falsa. O ministro da Saúde, Nelson Teich, desembarcou em Manaus no último domingo (3), e os dados do boletim informativo oficial do governo do estado sobre a Covid-19 indicam que, desde lá, houve aumento no número diário de mortes, e não diminuição.
No dia 1º de maio, Manaus registrou 45 novas mortes pelo novo coronavírus, de um total de 51 no estado. No dia 2, antes de Teich chegar ao estado, foram 25 novas mortes no Amazonas, sendo 11 delas em Manaus. No dia que o ministro começou sua visita, o Amazonas teve 47 mortes – 28 só em Manaus.
No dia 4, o número de novas mortes registradas na capital amazonense caiu para 22. Mas voltou a subir no dia 5, quando 41 novos óbitos foram pela doença foram confirmados na cidade. Apenas na última quarta-feira (6), Manaus registrou 73 novas mortes por Covid-19.
Na última segunda-feira (4), o Ministério da Saúde informou que o estado do Amazonas ganharia um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pela pasta para atuar na região. Até a última quinta-feira (7), 806 pessoas tinham morrido em todo o estado por conta da Covid-19. Só em Manaus foram 563 mortes desde o início da pandemia.
Uma checagem semelhante foi feita pelo Aos Fatos.
*piaui.folha.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário