Se por um lado, os acidentes caíram, o número de vítimas fatais se igualou as oito mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Ceará em comparação a 2019. Os feridos, no entanto, caíram 41%, de 27 em 2019 para 16 em 2020. As ações para garantir a segurança nas principais rodovias do Estado e assegurar um retorno seguro a todos os cidadãos contaram com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza e dos departamentos municipais de trânsito do Interior do Estado.
Para a Operação Carnaval 2020, foram empregadas 54 viaturas, 80 motocicletas e 24 guinchos, em 27 postos fixos de fiscalização, além de 40 etilômetros, utilizados para identificar motoristas dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas. A respeito da fiscalização de condutores sob efeito de álcool, foram lavrados 237 procedimentos administrativos contra motoristas nessa condição. A pena para infração é gravíssima e prevê recolhimento do documento de habilitação, retenção do veículo, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa. O número é 39% maior do que o registrado no Carnaval de 2019, quando os procedimentos atingiram 170 casos.
Já os condutores que cometeram o crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, foram feitas três prisões contra cinco registradas no período anterior – queda de 40%. A pena para quem comete esse crime é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
(ceara.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário