sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Reunião com a Equipe da SDA para aprovação e instalação de Tanques de Resfriamento



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Marco em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, atreves da sua Coordenadoria de Apoio a Pecuária, fez a visita técnica no dia 07 de agosto de 2019, a comunidade de Diamante e adjacentes, com o objetivo de instalação do Tanques de Resfriamento de Leite de capacidade de armazenamento 1500 litros; Todo o leite produzido pela comunidade será comprado pelo o laticínio Vale Milk de Pentecoste de propriedade do Sr. Cesar Cacau. Quando instalar o equipamento, eles puderam começar a comercializar a produção de leite, que antes era apenas para a subsistência. Os assentados irão venderam para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Será muito importante esse tanque para a comunidade, pois hoje o leite não consumido na comunidade virava queijo. Mas, como quase todos os pequenos produtores fazem a mesma coisa, fica difícil vender, por causa da grande concorrência e baixa demanda pois não temos onde vender, nem onde guardar o leite”

Essa parceria com o Programa de Tanque de Resfriamento do Governo do Estado entrega o equipamento às comunidades, por meio de termo de cessão de uso, por um período de 10 a 15 anos podendo ser renovado por mais tempo igual.

Pedro Eymard Lacerda Maia, Engenheiro Agrônomo do núcleo de Bovinocultura CODEPE, DAS e supervisor do projeto tanque de resfriamento do governo do estado, diz que, além do tanque, também poderá ser cedido botijão de nitrogênio com 100 doses de sêmen para inseminação artificial. Há ainda com a provação do projeto o fornecimento do kit de higienização e de análise de leite para que todos cumpram as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento relativas à qualidade do produto.

Segundo o consultor do Sebrae Marcilio Araújo, pela a experiencia que ele tem de outras regiões e que o impacto desta parceria na cadeia da pecuária leiteira da região será bastante positivo pois vamos produzir com garantia de compra do produto. Pela primeira vez no Município do Marco; tem a possibilidade das associações de pequenos produtores comercializarem suas produções direto com a indústrias de laticínio esses regularizados quanto ao serviço de inspeção estadual, vendendo um produto dentro de qualidade seguindo o padrão da IN 61 do Ministério da Agricultura. E com essa garantia de compra o produtor vai investir em produção de silagem, formulação de ração, comprar matrizes com um melhor potencial genético e seguir o calendário sanitário para produzir alimentos saudáveis para ter a garantia de venda do produto.

Esse e o primeiro passo do Programa Mais leite do Município proporcionando as pequenos produtores consultoria de alto nível técnico para produção de leite envolvendo todo o leque de ações na sanidade, melhoramento genético, produção de forragem e apoio na comercialização, a partir da instalação deste tanque com certeza teremos mais outros que serão implantados para fortalecer a cadeia produtora de leite da região.

*Ascom Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá