segunda-feira, 22 de julho de 2019

Município de Marco aposta na alimentação alternativa. Palma forrageira sucesso na pecuária leiteira.


A região Nordeste, principalmente no semiárido brasileiro, constantemente enfrenta secas prolongadas com consequente escassez de forragens na maior parte do ano, comprometendo, desse modo, o desempenho dos animais e até mesmo a subsistência das pequenas propriedades. 

Não é diferente em Marco - CE, município encravado na Região do Baixo Acaraú (área de transição de características peculiares, hoje reconhecida pela SUDENE como semiárido).
“Com o objetivo de sensibilizar os produtores da importância do plantio da palma forrageira na alimentação animal, onde representa mais uma alternativa de convivência nos períodos de escassez hídrica em nossa região, procuramos a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e tivemos o apoio incondicional do Dr. Márcio José Alves Peixoto. Agrônomo e Coordenador de Pecuária /SDA, na Implantação do Programa da Palma Forrageira em nosso município”. (diz o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia), Sr. Junior Osterno.

“Implantamos em (cinco) 05 propriedades o nosso Programa e tivemos respostas significativas. - O incentivo e o investimento da pecuária através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE, fortalece essa cadeia produtiva um dos pilares da economia do pequeno agricultor, tão importante para a vida do homem no campo”. (Segundo o Engº. Agrônomo da SDE, Lucimar Leal).

Recebemos com certa estranheza o Programa da Palma Forrageira em nossa Propriedade, confessa o dono da Fazenda Solidão, o Sr. João José Xavier, conhecido por Dadá e seu filho Luiz Fernando Sousa Xavier; pois, não acreditávamos que os nossos animais (bovinos), fossem aceitar essa forragem, pensava que fossem passar por certo tempo para se adaptar. - Foi colocar na cocheira e foram logo avançando na palma. - Hoje, com certeza, vamos aumentar o nosso plantio, pois, é uma ajuda muito grande na alimentação dos animais.

*Foto - Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá