sexta-feira, 26 de julho de 2019

Líder nacional do setor, Hapvida separou R$ 1,6 bilhão para ir novamente às compras

Cândido Pinheiro, fundador do Hapvida, mantém sua estrutura de trabalho numa sala simples da sede da empresa, na avenida Heráclito Graça, em Fortaleza.


A empresa vale hoje R$ 29 bilhões. Com a conclusão da nova oferta de ações, a família Pinheiro ficou com uma participação de 72% na operadora e o mercado aumentou sua fatia de 22% para 28%.


Após aquisições que a tornaram a maior empresa de planos de saúde do Brasil e depois de lançar um novo grande lote de ações no mercado, a operadora Hapvida separou R$ 1,6 bilhão de seu vitaminado caixa para novamente ir às compras. O grupo tem hoje cerca de seis milhões de usuários e alcançou um valor de mercado de R$ 29 bilhões, conforme levantamento do Focus na semana passada.

Em Fato Relevante publicado na quinta-feira, 25, a empresa avisa ao mercado que “os recursos líquidos oriundos da Oferta [de ações] serão destinados para o fortalecimento de sua estrutura atual e de companhias recém adquiridas e/ou em processo de aquisição, bem como para o financiamento de potenciais aquisições futuras que possam contribuir para a execução de sua estratégia de expansão para novos mercados”.

Em sua edição desta sexta-feira, 26, o jornal Valor aponta que o recente follow-on [venda de ações em bloco posterior ao IPO] “teve uma demanda nove vezes superior à oferta, sendo que a maior procura veio de investidores estrangeiros. Com a conclusão da operação, a família Pinheiro, fundadora da Hapvida, ficou com uma participação de 72% e o mercado aumentou sua fatia de 22% para 28%”.

Segundo a reportagem, a verticalização na Hapvida vai além dos hospitais, clínicas e laboratórios. “O grupo tem construtora, empresas de arquitetura, telemarketing e publicidade, tecnologia e lavanderia que prestam serviços ao negócio de saúde”.

O Valor conta que, antes de sua última grande aquisição (grupo São Francisco), a operadora já havia traçado um caminho alternativo para diversificar sua atuação geográfica. “Construiu um complexo com hospital e clínicas em Joinville, em Santa Catarina, para atender, inicialmente, os funcionários da Whirlpool e Embraco. A estratégia é chegar na região Sul já com uma carteira de clientes contratada para sustentar os custos operacionais e aos poucos ampliar para a população local”.

* focus.jor.br

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