segunda-feira, 22 de julho de 2019

Jornal O Povo aponta 76 casos de estupros entre Cruz e Jericoacoara. Prefeito de Jijoca e Governo do Estado contestam números.


O Jornal o Povo Online, trouxe nesta segunda-feira, uma matéria alarmante sobre casos de estupros na região de Jericoacoara.

Segundo o Jornal, foram 76 estupros entre Cruz e Jijoca de Jericoacoara, só este ano de 2019.

O Jornal revela também que a insegurança para mulheres em Jericoacoara fez com que um grupo de 23 trabalhadoras criasse, no aplicativo de mensagens WhatsApp, o Grupo Carona Segura Preá-Jeri. O alerta para a necessidade de uma rede colaborativa de transporte surgiu após registros de estupros e relatos silenciosos de vítimas atacadas, principalmente à noite, na rota Jeri-Preá. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, foram 76 estupros entre Cruz e Jijoca de Jericoacoara - municípios vizinhos e ponto do mapa onde está localizado o Parque Nacional de Jericoacoara e o destino turístico internacional mais midiático do litoral do Ceará, distante 299,1 km de Fortaleza.

Os dados não deixam de ser alarmantes, mas há equívocos, segundo notas do Prefeito de Jijoca e do Governo do Estado. 

Em NOTA, Lindbergh Martins, prefeito de Jijoca de Jericoacoara, rebate matéria do jornal O Povo sobre casos de estupro. Confira:

"Sobre a reportagem do jornal “O Povo” que cita “76 casos de estupro entre Cruz e Jericoacoara”, me sinto na obrigação de corrigir a informação sem entrar no mérito da intencionalidade da mesma (se fizeram por maldade ou não).

Estes dados de 76 estrupos se referem a 19 MUNICÍPIOS, e não a dois como citado na reportagem. A informação foi fornecida pela Área Integrada de Segurança. Dos 78 casos citados tivemos 09 foram nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, e não necessariamente em Jericoacoara. Esses 9 casos são realmente preocupantes e exigem uma atuação mais firme do poder público, com certeza, mas é bem diferente dos “76 casos” citados!

AGUARDAMOS A RETRATAÇÃO IMEDIATA DO JORNAL O POVO AO MESMO TEMPO EM QUE TOMAMOS AS MEDIDAS CABÍVEIS


Um absurdo, um erro grosseiro como esse!

Lindbergh Martins
Prefeito de Jijoca de Jericoacoara"

O Governo do Estado, também emitiu nota corrigindo a informação. Confira:


Uma coisa é certa. Independente dos equívocos nos dados, toda atenção deve ser dada aos casos registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá