terça-feira, 23 de abril de 2019

Romeu Aldigueri celebra plano de manejo do Parque das Carnaúbas

Deputado Romeu Aldigueri
Foto: Edson Júnior Pio

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) comemorou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (23/04), a notícia de que o Governo do Estado está realizando o plano de manejo do Parque Estadual das Carnaúbas, localizado no distrito de Timonhas, no município de Granja.


De acordo com o parlamentar, a área estava ameaçada de se tornar um parque eólico, que, na avaliação dele, não poderia acontecer, pois o parque possui uma vegetação riquíssima.

Para Romeu Aldigueri, mesmo sendo uma área de conservação desde 2006, o parque nunca foi implantado de fato, com trilhas ecológicas, portais de acesso e outras iniciativas que poderiam gerar emprego e renda no ecoturismo da região. “Granja possui uma das mais belas cachoeiras para banho do Ceará, e agora o Governo do Estado está realizando o plano de manejo dessa unidade, que, em breve, deve ser implementada”, destacou.

Para o deputado, a iniciativa do governador Camilo Santana era mais do que necessária para valorizar o parque. “Com tal ação, contribuiremos ainda mais para mostrar ao Brasil que o interior do Ceará não é fome e miséria, como a mídia nacional faz questão de ressaltar, mas que também tem fartura, verde e riqueza em fauna e flora”, enalteceu.

O parlamentar ressaltou ainda que a medida é uma vitória para o meio ambiente. “Com essa iniciativa, damos à nossa população a oportunidade de aproximar-se da natureza, e oferecermos ao turista o conhecimento da nossa fauna e flora”, assinalou.

Em aparte, o deputado Salmito (PDT) acrescentou que é autor de requerimento para discutir em audiência pública os fins medicinais da cera de carnaúba. “A partir de uma tese de doutorado apresentada na Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi identificado um composto químico na cera de carnaúba que tem a possibilidade de agir sobre o colesterol e a glicemia, podendo ser uma grande oportunidade produtiva em relação à nossa carnaúba”, pontuou Salmito.

*AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário