Vereador Claudio Cocó e Vereadora Cilene Maciel
Logo no inicio da legislatura 2017-2020. fiz uma observação do que seria o parlamento groairense. E destaquei dois nomes que se destacariam no legislativo. Já estamos no terceiro ano dessa legislatura, e continuo com o mesmo pensamento. São eles: Claudio Cocó(PDT) e Cilene Maciel(PPS).
Os desafios para a representatividade da sociedade na política são muitos. Representar é colocar a vida à disposição dos interesses de uma classe, grupo ou mesmo regiões. É ai que esses dois se destacam. Apesar de neófitos no legislativo, e em lados opostos, ambos tem qualificado o parlamento groairense.
Cláudio, é o tipo do político diferenciado. Pacifista, faz do diálogo sua maior arma. Apesar de ser oposição, sobe em qualquer palanque pregando a paz e amor. Cobra o que tem que cobrar, sempre com responsabilidade, e fazendo a boa politica. Se posicionando com firmeza ao que estiver errado, e sentando na mesma mesa do prefeito, sempre que necessário for, pelo bem da cidade. Atuante, vai a campo conferir as demandas de quem representa, não tem medo da tribuna e nem de apresentar requerimentos que venham de encontro aos anseios da coletividade.
Já Cilene, assumiu, uma posição ambígua, a de liderar a bancada de sustentação do governo municipal. Uma função que a aproxima da gestão, e esse acesso ajuda bastante a agilizar suas demandas apresentadas. Por outro lado, na posição de líder do governo, tem que ter habilidade, para argumentar e justificar contratempos, e problemas que surjam no governo, dar explicações sobre projetos do executivo e obrigatoriamente, tem que ser bem informada de tudo que acontece na administração. Não atoa, o prefeito a escolheu. Tem preparo, até pela profissão, professora, e é de sua confiança.
Na última eleição municipal, tivemos uma renovação de 30%. Embora tenha havido uma renovação da representatividade nas eleições de 2016, e existam parlamentares exemplares, a política ainda carece de aperfeiçoamentos. Ainda há parlamentares que nada(ou muito pouco) fazem, nem beleza vendem.
Por sinal, tem parlamentar que corre da tribuna como o vampiro da cruz. Fica lá, encolhido, num canto sem dar um pio. Esquentando a cadeira, vendo o tempo passar matando mosca.
Mas... 2020 ta bem ali!

Nenhum comentário:
Postar um comentário