quinta-feira, 4 de abril de 2019

Groaíras 2020: Wandick também analisa voltar as disputas?


Com 7 eleições disputadas, sendo 5 delas para prefeito, uma de vice e uma para vereador, José Wandick de Azevedo, é o político groairense que mais disputou eleições no município pelo cargo de prefeito.

A trajetória de Wandick não foi tão positiva para ele. Traições, perseguições e até armações, fizeram com que o mesmo sempre acabasse sendo derrotado. Nunca venceu um pleito sendo o candidato. 

Relembrando:

1982 - Wandick disputa sua primeira eleição, surge como um forte candidato, grandes movimentos, muito se falava em seu nome, mas no fim, acabou sendo derrotado pelo então candidato eleito, Raimundo Antonio. Há quem diga, e acredite piamente, que houve ocultação de votos na contagem feita em chapas de papel. Mas não há provas.



1988 - Wandick, volta a disputar o cargo de prefeito, mais uma vez é derrotado, desta vez pelo candidato eleito Joaquim Guimarães. Uma eleição inusitada. Wandick perde com uma diferença de poucos votos. No Juá, terra do seu vice da época, Gilson Vasconcelos, surgiram muitos votos em branco.



1992 - Wandick já enfraquecido - isso por que alguns de seus seguidores, já não confiavam mais no sistema eleitoral, e acreditavam que sempre dariam um jeito de tirar a vitória de Wandick - volta como vice de Raimundo Antonio. Mais uma derrota. Manuel Pequeno, foi eleito com o apoio do então prefeito, Guimarães.

1996 - Wandick é derrotado por Guimarães, que volta ao poder.

2000 - Wandick enfrenta mais uma vez o prefeito Guimarães, que conquista a sua reeleição, deixando mais uma vez Wandick derrotado. Nessa eleição, Wandick obteve uma vitória, elegeu seu filho, Felizardo, como vereador.

Mas, o que poderia ser uma grande oportunidade de ganhar espaço na politica local, na verdade só o atrapalhou ainda mais. Felizardo foi uma decepção como politico e parlamentar. Pouco vinha as sessões, teve uma atuação pífia.

2004 - Wandick lança o filho, Felizardo como candidato, dessa vez apenas para segurar os poucos seguidores que ainda lhe restava. Na oportunidade, se colocou como candidato a vereador. Queria recuperar a credibilidade, sendo o vereador que o filho não foi. Mas o povo o rejeitou nas urnas.

2008 - Persistente, Wandick volta ao cenário. Neste ano, a hegemonia dos Guimarães já havia sido quebrada, e a prefeita Zoélia e seu vice, Zé Almir, viviam em conflitos. Mesmo assim, acabou novamente derrotado. Seu grupo estava esfacelado. Ficou em 4º.

Nos anos seguintes, Wandick resolveu dar um tempo, não mais ser candidato, e apoiar outros nomes. Em 2012, apoiou Adail, que foi eleito. Em 2016, já rompido com Adail, apoiou Ueliton, que também venceu.

Agora em 2020, já se comenta na cidade, que Wandick ainda pensa em voltar ao cenário politico como candidato. 

Mas ele tem um grande problema. Não tem grupo. As sucessivas derrotas o enfraqueceram. Além disso a sua ausência constante em movimentos políticos, o deixou longe do povo e consequentemente da lembrança do eleitor. 

O bem da verdade, é que se Wandick pensa em voltar a ser politico, terá que fazer um trabalho de longo prazo. Reestabelecer seu nome na cidade como liderança. Reconquistar o povo. Convencer o eleitor que poderá contar com ele. E isso não é algo conquistado em pouco tempo. Uma missão bem complicada. 

E principalmente, o povo groairense é bairrista. E prioriza aqueles que estão perto diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário