A Polícia Militar foi acionada por volta das 12h30min, mas ainda não há informações sobre feridos. Os internos teriam ateado fogo em objetos das unidades, e há registro de incêndio no local.
“Eu recebi um chamado, falaram que lá está um caos. Essa pode ser a maior rebelião deste ano”, informou o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes.
O balanço preliminar do juiz é de que, com essas rebeliões, o número de motins nos centros educacionais chegue a 40, em 2015. “Ou até mais, porque tem as rebeliões que não são divulgadas. Eu estou indo para o local, mas já informaram que está um inferno”, frisa.
Na semana passada, adolescentes do Centro Socioeducativo Passaré realizaram uma rebelião, em que 19 internos conseguiram fugir. A crise do sistema socioeducativo ficou mais evidente em outubro, quando mais de dez episódios conflituosos foram registrados em apenas cinco dias, segundo levantamento do Cedeca.
Um relatório sobre a situação do sistema socioeducativo do Ceará será elaborado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e enviado ao Governo do Estado.
Fonte: Ceará Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário