sexta-feira, 17 de julho de 2015

Em retaliação ao governo, Cunha cria três CPIs


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), criou nesta sexta, 17, três novas comissões parlamentares de inquérito: a primeira delas irá investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a segunda vai investigar maus tratos contra animais; e a terceira vai investigar crimes cibernéticos no País.

O presidente também autorizou a criação de uma quarta CPI, destinada a apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais, o que só deverá ocorrer no dia 7 de agosto, quando se encerrará a CPI do Sistema Carcerário.

Apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Além dessas quatro, já está em funcionamento a CPI da Petrobras.

As CPIs são parte da estratégia de Eduardo Cunha para desgastar o governo após sua saída oficial da base aliada, ocorrida nesta sexta, 17. Elas já haviam sido divulgadas na quinta, 16, pelo portal da revistaÉpoca. "Se Dilma e o governo me querem como inimigo, conseguiram. Não haverá mais trégua", declarou o peemedebista.

Na manhã desta sexta, 16, Cunha anunciou que estava, oficialmente, migrando para a oposição ao Palácio do Planalto. Ele acusa o governo de estar por trás da vinculação de seu nome aos desvios da Petrobrás apurados pela Operação Lava Jato. Na quinta-feira, 16, Julio Camargo, lobista da Toyo Setal, afirmou em depoimento ao juiz paranaenseSérgio Moro que Eduardo Cunha teria pedido a ele US$5 milhões em propina. O presidente da Câmara afirma que a acusação tem o dedo do Planalto. "O governo quer me arrastar para a lama e isso eu não vou permitir", afirmou Cunha.

Redação O POVO Online, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá