domingo, 22 de março de 2015

Groaíras: Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza o lançamento da "Marcha das Margaridas".


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Groaíras, que tem como presidente o Sr. Roscy Francisco de Souza, realizou uma reunião para prestamento de contas do ano de 2014, com a participação da contadora, Maria Zulene. Arrecadação, gastos, e saldos, tudo isso foi repassado com detalhes aos afiliados do referido sindicato, que há quase 50 anos vem exercendo papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores groairenses.

Nesta mesma reunião, a secretaria de finança do sindicato, Márcia Farias, ficou a frente do trabalho, e iniciou o lançamento oficial da Marcha das Margaridas no Município, que contou com a presença da coordenadora de mulheres da Fetraece regional de sobral, Helenira Pinheiro e representantes sindicais da regional de Sobral.

Com o lema: “As Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, a Marcha já vai para sua 5 ª edição em agosto, e é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. A marcha vem se consolidando na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista, entretanto ainda há um longo caminho para trilhar por mais políticas estruturantes e políticas públicas para as mulheres. 

Após este lançamento, o Sindicato inicia uma organização para encaminhar em agosto mulheres filiadas para participar da Marcha oficial em Brasilia, onde se espera um agrupamento de 100mil mulheres de todo Brasil, para reivindicar melhorias em um encontro com o Governo Federal.

Presença de autoridades


Estiveram participando e acompanhando a Programação, O Prefeito de Groaíras, Adail Melo, juntamente com a 1ª Dama, Elisabeth Ximenes, o Secretário de Agricultura, Alcides Paula, e as vereadoras Angélica Matos e Francisca Paiva, atual Presidente da Câmara, e que se disponibilizou a está acompanhando o movimento da Marcha em Brasilia em Agosto, junto com as mulheres do sindicato, para dar apoio ao movimento, e de forma que bancando suas próprias despesas, assim não gerando despesas ao sindicato nem ao movimento.

Na ocasião, Adail Melo, como empresário, doou um boi, para ser utilizado em um bingo para arrecadação de recursos para custeio das despesas da viagem a Brasilia, das mulheres que se disporem a participar da Marcha, e que iria ver junto a sua assessoria jurídica e contábil de que forma poderá ajudar como Prefeito.

A vereadora Angélica Matos, também se comprometeu a apoiar o bingo doando algum brinde, ainda à combinar.

Origem

A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves.

Margarida Alves é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.


Confira mais fotos. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá