terça-feira, 10 de março de 2015

Barusco diz que campanha de Dilma em 2010 recebeu dinheiro de propina


Após quatro horas de depoimento, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco afirmou à comissão que investiga os desvios de recursos na estatal que a propina da SBM Offshore, em 2010, foi para financiar a campanha presidencial de Dilma Rousseff. "Foi solicitado à SBM um patrocínio de campanha. Não foi dado por eles diretamente, eu recebi o dinheiro e repassei num acerto de contas em outro recebimento. Foi para a campanha presidencial em 2010, na que teve José Serra e Dilma Rousseff. (A doação) foi ao PT, pelo João Vaccari Neto", afirmou Barusco. A afirmação veio após a pressão do deputado Leo de Brito (PT-AC), que criticou Barusco pela falta de detalhes do esquema de propinas em 2004. “O senhor topa fazer uma delação premiada em relação aos fatos ocorridos antes de 2003?”, indagou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também se irritou com a negativa de Barusco ao responder algumas perguntas. Ele afirmou estar sendo investigado, por isso, não poderia responder a todas as questões levantadas no plenário. “A população está vendo que vocês querem meia CPI”, criticou a deputada, que queria saber como se havia esquema durante o período do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Mais cedo, o ex-gerente afirmou que o tesoureiro do PT, João Vaccari, reclamou de ter recebido menos propina no esquema de corrupção que pode ter desviado R$ 10 bilhões da petroleira brasileira. “Vaccari reclamou que estava recebendo menos”. Ele explicou que a troca de uma empresa por outra foi fruto da dificuldade de recebimento de dinheiro. O ex-gerente também afirmou que a estatal “institucionalizou” a propina após 2004, quando PT já estava no governo.

O engenheiro detalhou que o esquema de corrupção envolvia ele próprio, o ex-diretor Renato Duque e o tesoureiro do PT. “Gostaria de esclarecer essa questão de que acusei o PT de ter recebido R$ 200 milhões. O que eu disse é que estimava, que o PT pode ter recebido isso. Se eu recebi porque ele não poderia ter recebido. Cabia a mim uma quantia e cabia ao PT a outra quantia. Não disse se recebeu ou não recebeu. Se foi doação oficial eu não sei. Tinha uma quantia de reserva para o PT receber. Eu tenho conhecimento do que eu recebi”.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá