quarta-feira, 26 de maio de 2021

HRN soma mais de quatro mil participações em treinamentos desde o início da pandemia


No período de abril de 2020 a maio de 2021, foram realizadas 379 abordagens e 4.026 participações de colaboradores dos vários setores

Estratégias de enfrentamento à Covid-19 e técnicas de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) no atendimento a pacientes com a doença foram alguns dos temas que permearam os treinamentos e capacitações no Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), durante um ano de pandemia. No período de abril de 2020 a maio de 2021, foram realizadas 379 abordagens e 4.026 participações de colaboradores dos vários setores.

Em 2020, foram 281 abordagens e 3.081 participações. Os temas abordados nos treinamentos do ano passado contemplavam estratégias de enfrentamento à Covid-19, preparo do corpo pós-óbito (Covid-19), técnicas de reanimação cardiopulmonar e ventilação no atendimento a pacientes com Covid-19 (adultos e pediátricos), protocolos de segurança institucionais e manuseio de equipamentos – especialmente os ventiladores mecânicos.

Algumas temáticas de 2020 se repetiram neste ano. Mas também houve treinamento para novas abordagens, como técnicas para coleta do swab (haste flexível); boas práticas e técnicas para higienização correta das mãos; técnicas de higienização e limpeza de superfícies hospitalares; treinamento de reanimação cardiopulmonar no paciente Covid.


Profissionais também foram treinados para uso e manuseio do capacete Elmo

Segundo a enfermeira da educação permanente do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes, “é válido destacar o forte envolvimento de parte do corpo clínico desta unidade no apoio aos treinamentos, atuando como facilitadores. O engajamento desses colaboradores mais experientes foi fundamental para a execução do plano de ação da educação permanente”.
Ações de educação

A enfermeira destaca, ainda, o envolvimento do hospital com a rede de atenção à saúde, no planejamento e desenvolvimento de ações de educação voltadas aos agentes comunitários de saúde do município de Sobral. Representantes do serviço de Fonoaudiologia, Enfermagem e Nutrição capacitaram cerca de 200 ACSs, por meio de oito abordagens virtuais acerca da prevenção de broncoaspiração em pacientes com disfagia.

“Os treinamentos relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 foram de grande importância nesse momento em que estamos vivendo. O nosso objetivo é agregar conhecimentos aos profissionais de saúde, assim como deixá-los mais seguros na oferta da assistência adequada a esses pacientes”, avalia Ana Carolina.

Ela explica também que as abordagens focaram na prevenção à Covid-19. “Os temas mais abordados foram a utilização correta dos EPIs, higienização das mãos, manejo das vias aéreas de forma segura, focando na prevenção da contaminação entre o paciente e profissional”, completa.

*www.saude.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá