quarta-feira, 26 de maio de 2021

Artigo: História sucinta da emancipação do Município de Groaíras - Por Gilberto Feijão


O texto abaixo, é um artigo escrito pelo acadêmico da Academia de Letras de Groaíras, Gilberto Feijão, com a sucinta história da emancipação do município de Groaíras. Confira:

No ano de 1954, foi realizada eleição no Município de Cariré, Estado do Ceará, tendo sido eleito prefeito municipal o senhor Obed Woff Amaral e sete vereadores, sendo três: José Ribamar Soares Aguiar, Severino Nery de Alcântara e Elói José Vasconcelos pertencentes ao Partido Social Democrático - PSD, obedecendo politicamente ao então ex deputado constituinte Raimundo Elísio Frota Aguiar, três: Antônio Honório de Brito, Antônio Alcy Barros e José Afonso Parente, filiados à UDN – União Democrática Nacional, que tinha como chefe político, o comerciante Coronel Quirino Rodrigues dos Santos e um que era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, o Groairense Raimundo Antônio Cassemiro, que recebia orientação politica do Coronel Francisco de Almeida Monte, mais conhecido por Coronel Chico Monte, em Sobral-CE.

No final do ano de 1956, o vereador Udenista – José Afonso Parente, procurou seu colega de Câmara, Raimundo Antônio Cassemiro, na Localidade de Cajueiro, na vila Groaíras e ali pediu o apoio do colega para sufragar o seu nome para presidente do Parlamento Municipal de Cariré, cuja eleição seria em Janeiro de 1957. O vereador Raimundo Antônio, declarou para o colega José Afonso Parente, que faria a parceria, entretanto, na condição de que Zé Afonso, uma vez eleito presidente do Poder Legislativo do mencionado Município de Cariré, desse o voto de minerva, por ocasião da aprovação do requerimento que iria apresentar em fevereiro de 1957, postulando a emancipação política da Vila Groaíras. Tendo o referido vereador – Zé Afonso -, declarado que caso fosse eleito presidente da referida Câmara, poderia contar com o seu apoio, uma vez que sabia que os três vereadores da ala política de Elísio Aguiar, seriam contra o desmembramento da Vila Groaíras.

Na primeira sessão ordinária em fevereiro de 1957, o requerimento do vereador Raimundo Antônio Cassemiro, foi dado entrada na Secretaria da Câmara e em seguida para a votação dos sete vereadores, em plenário. Três votaram contra, três a favor, foi aí que José Afonso Parente, Presidente do Poder Legislativo, desempatou, com o seu “voto de minerva”. Com este resultado uma comissão de groairenses formada por: Raimundo Antônio Cassemiro, João Batista Feijão, Francisco Jerônimo Torres, Cesário Feijó de Melo, Raimundo Olavo e Monsenhor Cleano, procurou o Juiz Eleitoral, em Cariré-Ce, tendo ali sido informada que teria que ser realizado um Plebiscito. O que efetivamente ocorreu, sendo marcada a eleição na Vila Groaíras, existindo duas chapas: SIM e NÂO. O SIM era a favor da criação do novo Município e o NÂO contra a emancipação do mesmo. Com a apuração dos votos o SIM obteve quase a totalidade. Em seguida a referida comissão foi até à Secretaria da Assembleia Legislativa do Ceará, e ali foi solicitado que fossem apresentadas certidões do IBGE, informando o número de habitantes da Vila Groaíras, da Justiça Eleitoral declarando o número de eleitor e da Coletoria Estadual de Sobral, declarando o valor mensal dos impostos arrecadados de ICMS na Vila em apreço.

A Comissão acima mencionada de posse de toda essa documentação encaminhou à Secretaria da Assembleia Legislativa e ali deu início ao processo a ser examinado e posteriormente votado em plenário. O projeto de Lei foi aprovado com expressiva maioria e a redação final encaminhada ao Senhor Governador do Ceará, Flávio Portela Marcilio, para a devida sanção, recebendo a Lei o número 3.603 de 23 de maio de 1957.

Ato contínuo o Senhor Governador solicitou à comissão de groairenses, que além dos já mencionados, estavam presentes ao ato os irmãos: José, Raimundo e Manuel Machado de Araújo, além do Doutor Raimundo Nonato Ximenes (Dr. Ximenes), que também presenciou e dava assessoramento aos conterrâneos, o nome de uma pessoa da comunidade groairense para exercer a função de subprefeito, tendo sido indicado o senhor Manuel Augusto de Melo, o qual tomou posse e administrou o novo Município até março de 1959, quando assumiu o prefeito eleito em 03 de outubro de 1958.

Por um dever de justiça e tendo em vista o trabalho diuturno do então vereador Raimundo Antônio Cassemiro, todo o processo de emancipação recebeu seu total empenho e contou com a colaboração dos groairenses antes citados. Acredita-se que sem o total interesse e garra do inesquecível homem público Raimundo Antônio, possivelmente nosso Município ainda tinha a categoria de Vila.

Por derradeiro não deve ser omitido o empenho do então vereador Carireense José Afonso Parente, que cumpriu fielmente o que foi acordado entre ele e seu colega de câmara, Raimundo Antônio Cassemiro.

Este trabalho foi apresentado via live por Gilberto Alves Feijão, em 23 de maio de 2021 (dia do Município), por solicitação da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, através do Secretário Luís Carlos Rodrigues, tendo este se dirigido à AGL e a Presidente Edna Mendes escolheu o acadêmico Gilberto Alves Feijão, para atender ao dito Secretário.



Groaíras, 23 de maio de 2021
Gilberto Alves Feijão ocupante da cadeira n° 04
da Academia Groairense de Letras - AGL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá