sábado, 30 de dezembro de 2017

O PRÍNCIPE DO NORTE, a biografia do patriarca da família Barreto.

Obra em fase de conclusão.

O PRÍNCIPE DO NORTE, é a nova obra literária de Cesar Barreto e Saulo Barreto. O escritor sobralense, tem dedicado seus dias de folga a concluir a biografia do patriarca da família Barreto. 

A obra será um registro para historia de Sobral.

Cesar e Saulo Barreto - Escritores

Cesar Barreto vem, a muito, se dedicando a registrar a história de Sobral em seus livros. A obra será escrita em parceria com seu primo, Saulo Barreto.

Quem foi Chagas Barreto?



Francisco das Chagas Barreto Lima (Crateús/CE, 18 de maio de 1887 – Sobral/CE, 9 de novembro de 1977). Descendia de Joaquim de Sousa Lima e Porcina Barreto Lima. 

Nasceu quando sua cidade ainda preservava o nome de Vila Príncipe Imperial. Veio para Sobral ainda menino, aos cuidados da avó Mariana Augusta Barreto. Com a morte do pai, teve de largar os estudos, para trabalhar empregando-se aos nove anos, na antiga Fábrica de Tecidos Ernesto Deoclesiano. 

Logo depois, sonhando em ter o próprio negócio, fundou a Sapataria Ideal. Com a forma séria com que tratava as lides do comércio, fundou mais tarde a F. Chagas Barreto & Cia, uma empresa que vendia de tudo, contando inclusive, com representações de produtos como os da Cervejaria Brahma. 

A obra que conta os pormenores de seus feitos estão abrigadas no livro: Um Varão de Plutarco: a saga de Chagas Barreto Lima (2014) de autoria de César Barreto Lima e Marcelo Barreto Alves. 

Foi um homem público e não alienado às causas sociais, contribuiu com a cidade construindo escolas, fazendo doações às crianças carentes, inclusive oferecendo certa quantia para construção da Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. 

Casou-se com Maria Cesarina Lopes Barreto, com que teve os seguintes filhos: Cesário, Flamarion, Margarida, Luciano Tebano, Porcina, Maria Alice, Maria do Socorro, José Maximino e Joaquim (sobrinho-filho).

Esse é apenas um breve resumo. Aos amantes das memorias de Sobral, resta aguardar a conclusão de mais uma obra de Cesar Barreto.

2 comentários:

  1. César Barreto há muito vem se dedicando a escrever a História de Sobral, quando fala de pessoas emblemáticas. Seu último livro versando sobre a memória do Padre José Palhano de Sabóia, que, embora não não sendo filho de Sobral,foi uma figura importante para a Princesa do Norte, como grande líder político. A biografia do patriarca da família, ora em estudo e pesquisa, será, sem dúvida, um grande sucesso, porque Chagas Barreto, u homem empreendedor e probo , soube equacionar, em vida, o trinômio que o consagrou como respeitável cidadão: Trabalho, Fé e Família. César, neste seu novo livro, presta um tributo ao seu querido e notável avô, legando assim ao povo sobralense a memória deste grande comerciante, que aportou em Sobral para elevar e engrandecer a cidade de Sobral.

    ResponderExcluir

Prefeitura de Tauá