domingo, 29 de novembro de 2015

Moisés Braz ouve demandas de agricultores de assentamento em Barro


Na manhã deste sábado, 28 de novembro, o deputado estadual Moisés Braz (PT) visitou o assentamento José Lourenço, no distrito de Vila Santo Antônio, município de Barro, região do Cariri. Ao lado do presidente do PT no município, Cícero Genaldo, e do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STTR), Segundo, além da diretoria da entidade, Moisés agradeceu ao apoio dos trabalhadores para sua eleição a deputado estadual e cumpriu a promessa de voltar ao assentamento antes do fim do primeiro ano de mandato. Também estiveram presentes os representantes da Sociedade dos Moradores e Amigos Ruralistas do Distrito de Santo Antônio (Somar) e da localidade de Timbaúba.

Na ocasião, o presidente da Associação do Assentamento, João Cláudio, apresentou ao deputado diversas demandas de projetos e ações solicitadas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Entre as demandas estão o piçarramento da estrada que dá acesso ao distrito, projetos de concessão de crédito, assistência técnica, poços e a construção de habitações para os assentados, que vivem em barracos de taipa.

Eu seu discurso, o deputado agradeceu o apoio dos trabalhadores e traçou um panorama do cenário administrativo e político brasileiro, além de fazer um balanço das ações do seu mandato durante o ano. Depois, se comprometeu em destinar uma emenda de sua autoria no Programa de Cooperação Federativa (PCF) do Governo do Estado no ano que vem para a compra de uma ambulância para atuar no atendimento à população da região. O veículo que fazia o trabalho de transporte de pacientes da comunidade foi retirado pela atual administração municipal há alguns meses.

Sobre as demandas relativas ao Incra, Moisés prometeu articular junto à superintendência do órgão em Fortaleza uma reunião para os representantes do assentamento tratarem sobre as demandas. Da mesma forma em relação aos pleitos dos trabalhadores no Governo do Estado, Moisés se comprometeu a acompanhar, identificar e tentar ajudar a solucionar os entraves que impedem a chegada dos benefícios.

O Assentamento José Lourenço, antiga fazenda Caldeirão tem uma área de 3.098 hectares, sendo mais de 1.000 metros de área de manejo. A agrovila para 50 famílias conta atualmente com 45 assentados, que vivem da agricultura e da criação de animais (100 cabeças de gado e 100 de ovinos). A imissão de posse do assentamento se deu há três anos.

Confira mais imagens. Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá