sexta-feira, 30 de maio de 2014

2.677 profissionais de segurança serão convocados pelo Governo do Estado



Novos 2.677 profissionais, entre policiais militares, civis e agentes penitenciários, devem compor o quadro da Segurança Pública no Ceará até o final deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo governador Cid Gomes, durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e a nova sede do Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “Segurança é uma área complexa, mas como gestor do Estado tenho a consciência de que tudo que está ao alcance têm sido feito e vamos continuar fazendo mais por essa área. Eu não vou desistir de garantir o mínimo a população que é o seu direito de ir e vir com tranquilidade. E hoje mais uma vez damos a demonstração de que procuramos o que é melhor para dotar a segurança do nosso estado, seja aumentando o efetivo ou entregando equipamentos de trabalho incorporados a novas tecnologias. De cada dois profissionais existentes nos quadros da segurança pública, um foi contratado por essa gestão”, lembrou o Governador.

Já no próximo dia 10 de junho o Governador presidirá a formatura de 970 novos policiais militares. Também serão empossados nesse semestre 375 policiais civis e 232 agentes penitenciários. As outras 1.100 vagas na área da segurança serão destinadas a um novo concurso para a Polícia Militar do Ceará (PM-CE). “Até o final de 2014 estaremos com o quadro da Polícia Militar completo”, reforçou Cid Gomes. Na ocasião ele também anunciou o lançamento de um programa de combate às drogas que envolverá os Governos Federal, Estadual e Municipal. Um projeto piloto deverá ser lançado em uma área de maior vulnerabilidade social de Fortaleza. “É um programa que envolverá acompanhamento, reforço policial, assistência a viciados além de investimentos em infraestrutura e melhorias urbanísticas nessas áreas de risco. Entendemos que mesmo com os fortes investimentos nessa área, nada mudará efetivamente se não investirmos em educação aliado a ações em diversas áreas de responsabilidade do poder público e da sociedade”, explicou.

Além dos anúncios durante as inaugurações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e da nova sede do Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o chefe do executivo estadual também realizou a entrega de 127 viaturas que vão ampliar a frota da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE). “É prudente que o Estado mantenha sempre a responsabilidade de reequipar a segurança pública. Hoje estamos permitindo as nossas policias melhores equipamentos para que possam trabalhar da melhor forma”, destacou o Governador durante a entrega.

Em seu discurso, ele também reforçou o papel do CICCR, que segundo o Governador funcionará além de um espaço onde serão coordenados todos os procedimentos a fim de garantir a segurança na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. “Esse Centro não é um equipamento para uma Copa só. É uma estrutura que acompanhará todos os grandes eventos realizados aqui e servirá para todo o Estado”, destacou. O Centro funcionará 24 horas por dia com equipes das Policias Militar, Federal e Rodoviária e Corpo de Bombeiros com os serviços de atendimento de Emergência (Samu) além de outros órgãos de segurança e trânsito das esferas Federal e Estadual. Na construção e equipação do CICCR, o Governo do Estado e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério dá Justiça, investiram R$ 31 milhões.

Através de videoconferência, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, também prestigiou a inauguração do CICCR e reforçou a importância do trabalho que será prestado a população a partir da inauguração do equipamento. “Esse Centro além de permitir tecnologia solucionará um antigo problema que era a falta de integração entre as forças da segurança. Agora podemos tomar decisões e agir nacionalmente. Acho até uma injustiça falar que a Copa não deixará nada para o Brasil. Esse Centro é um exemplo que servirá para o Mundial e para tudo o que vier depois dele”, enfatizou o Ministro. Além de se integrar a toda a rede nacional o Centro já está programado para receber direcionamento de centros no exterior, como Estados Unidos e países europeus.

Já na modernização do Ciops, que inclui a aquisição de um novo sistema de atendimento e despacho, foram investidos R$ 42 milhões. Segundo lembrou o secretário estadual da Segurança Pública, Servilho Paiva, o último investimento na Coordenadoria tinha sido realizado em 1999. “Há 15 anos não se investia no atendimento de emergência da segurança pública do estado. Hohé é um dia de extrema importância para a área contar com um novo espaço com essa capacidade e condigno com uma nova tecnologia, assim teremos uma comunicação integrada com todo o Ceará e que servirá para toda a população que precisa de segurança. E isso é só parte de construção que tem sido realizada na segurança pública do Ceará”, destacou o Secretário.

Tanto o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) como a nova sede do Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) passam a funcionar a partir de hoje na sede da Secretaria da Segurança Pública.

Estiveram presentes na solenidade o secretário estadual da Copa, Ferruccio Feitosa; o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Joel Brasil; a defensora Pública Geral do Estado, Andréa Coelho; o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel PM Lauro Prado; o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Andrade Júnior; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cel BM João Carlos de Araújo Gurgel, o titular da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, coronel PM Kennedy Lopes, e demais autoridades ligadas a Segurança Pública.

* Com informações do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá