quarta-feira, 30 de abril de 2014

PMDB escolhe presidência da CPI da Petrobras; PT confirma Pimentel na relatoria



O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou há pouco que o seu partido vai presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que vai investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras. No entanto, o nome do parlamentar indicado para o comando dos trabalhos não foi divulgado.

Com essa escolha, a relatoria do processo coube ao PT. O líder do partido, senador Humberto Costa (PE), disse que "a maior probabilidade" é que o relator seja o senador José Pimentel (PT-CE).

CPI x CPI mista


Já o impasse sobre a participação de deputados nas investigações da Petrobras só deve ser resolvido na reunião de líderes marcada para a próxima terça-feira (6). O presidente do Senado, Renan Calheiros, pediu a indicação de deputados e senadores para compor uma CPI mista, mas afirmou que não será ele quem vai decidir se a CPI será exclusiva do Senado ou não.

- Não cabe ao presidente do Congresso decidir quem é que vai investigar. Estabelecidos os pressupostos e guardado o princípio constitucional do direito da minoria, nós temos que fazer a investigação. Os líderes precisam se entender no sentido que tenhamos um acordo para saber em qual fórum ou se em mais de um fórum vai haver a investigação - disse.

O governo insiste em uma CPI formada apenas por senadores. O líder Humberto Costa disse que vai defender uma investigação feita exclusivamente pelo Senado.

- Este debate se iniciou aqui, a decisão do Supremo Tribunal Feral responde a uma provocação feita pelo Senado. Aqui temos condição de investigar de maneira serena. Temo que, numa CPI mista, aconteça o que aconteceu na CPI do Cachoeira, onde tivemos muito barulho, pouca investigação e, ao final, nenhum resultado - argumentou.

A oposição, porém, pressiona por uma CPI mista, com deputados e senadores. Na sessão plenária nesta terça-feira (29), representantes de dez partidos na Câmara vieram ao Senado para defender a comissão ampla. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse acreditar que deve ser instalada uma CPI mista. Em sua avaliação, não há razão para se instalar duas CPIs e a mais correta seria a comissão mista.

* Com informações da Agência Senado


Confira o Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá