domingo, 27 de abril de 2014

Groaíras: Secretária de Saúde emite Nota de Esclarecimento sobre criticas maldosas.


A Secretária de Saúde de Groaíras, Claúdia Melo, por meio do seu perfil no Facebook, emitiu uma Nota de Esclarecimento, segundo ela para esclarecer comentários maldosos.

Confira abaixo o conteúdo da Nota na integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Não costumo usar o facebook para divulgar nada profissional até por que acredito que o mesmo não foi criado para este fim e sim como forma de entretenimento,comunicação e promoção da união de pessoas que estão distantes umas das outras; e nunca para ser usado como forma de violência moral.Mas,enfim, como não vivo à margem da sociedade e sim inserida na mesma, compartilhando dos mesmos direitos e obrigações, venho por meio deste esclarecer alguns pontos em relação à algumas divulgações feitas de forma maldosa,caluniosa e que não condiz com a realidade dos fatos:

1º-FALTA DE MÉDICOS NO MUNICÍPIO

Esclarecendo: Todas as nossas CINCO equipes de saúde (Z. URBANA, RURAL 1 e 2, ZONA MISTA 1 e 2) estão compostas de médicos(4 brasileiros e uma de Cuba,todos com registro legal da profissão-CRM),temos 2 médicos atendendo no hospital e 2 que atendem no CAESF.E que, segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS): 1 médico é para atender a uma população de 1800 pessoas,fazendo a matemática , se temos uma população de 10.000 habitantes e dividirmos por 9 que é o total de médicos atendendo não estamos fora do padrão mundial.

2º FALTA DE MEDICAMENTOS

Reconheço o problema, porém nosso município faz paz parte da política Estadual de Compra Centralizada de Medicamentos, ou seja, não compramos nossos medicamentos por conta própria como faz o município de Sobral, até porque não temos porte para isso. Então nossas licitações para compra são feitas pelo Estado e o mesmo está com dificuldades em relação à entrega dos medicamentos por parte dos fornecedores. Medidas legais já foram tomadas para resolver esta situação. O Secretário da Saúde do Estado, através do COASF (Central de Abastecimento Farmacêutico) já realizou vários encontros com secretários e técnicos dos municípios para repassar a situação e que providências foram tomadas. Ontem dia 25 de Abril de 2014 chegou a cota de medicamentos referente ao último trimestre de 2013. Já estamos quase no 5º mês do ano e ainda não recebemos nenhuma cota referente há este ano. E todos os pacientes que fazem uso contínuo de medicação que procuram a Secretaria de Saúde lhe são assegurados tais medicamentos.
3º CALAZAR

Desde o ano passado que a Vigilância em Saúde do Município, através do setor de ENDEMIAS vem realizando buscativa de Cães possivelmente infectados por Calazar.E que este ano já foram examinados mais de 300 Cães.Destes, 110 deram positivos.O setor de Zoonoses já apreendeu no município mais de 60 cães.E na próxima semana virá apreender mais. Em relação a realização desses exames estarem sendo feitos por setores da nossa cidade e não ter sido feito ainda na Zona Rural;é pelo fato de que trabalhamos sobre a supervisão de uma Regional de Saúde (11ª CRES-Célula Regional de Saúde de Sobral) que nos impõe normas e rotinas a serem cumpridas e que o material e os setores a serem trabalhados são designados por ela.E outro fato bastante complicador do nosso trabalho é o de que algumas pessoas,irresponsavelmente, ainda escondem seus cães doentes para que não sejam levados, colocando em risco a saúde da população.

Portanto, antes de colocarmos qualquer informação na mídia, sejamos “responsáveis” e nos coloquemos como verdadeiros cidadãos que divulgue somente a verdade. Não deixemos que o nosso EGO fale mais alto.Vivemos dentro de um sistema e subordinado a ele(SUS).E todos sabem que ele é universal que funciona do mesmo modo em todo País e que muitas vezes não é resolutivo e nem consegue atender a todas nossas necessidades.

Quanto ao que foi divulgado pelos vereadores na última sessão, peço que os mesmos antes se coloquem na sua real função de fiscalizadores. Mas que façam isso através de visitas nas unidades, procurando saber com o que realmente acontece lá. E não falar por “achismo”,por suposição ou por informação que lhes chegam na maioria das vezes deturpada e criadas de forma a promover algum tipo de mídia negativa em cima da administração.Já tenho 23 anos de trabalho na saúde de Groaíras,atravessei várias gestões e em nenhuma delas vi nada diferente do que acontece agora tanto de bom como de ruim.E que ,como Secretária faço atos que são designados por uma Regional de Saúde,obedecendo normas e rotinas do Ministério da Saúde.E como já disse não vivemos fora do contexto e sim de forma globalizada com problemas comuns e inerentes a qualquer cidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá