quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Piscicultura: Gestão municipal incentiva produção de peixe em Groaíras.


O Secretário de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente Pio Paiva Martins e o Articulador Municipal Irineu Francisco Machado Fonseca estiveram presente, nessa quinta(30/01/2014)por volta das 09h no STTR - Groaíras, para a apresentação do Projeto de Piscicultura Municipal e a apresentação dos Consultores do SEBRAE, o Eng. de Pesca Aquiles e o Eng de Pesca Ary Rodrigues para fazer uma apresentação sobre a Cadeia Produtiva da Piscicultura e Carcinicultura.

O objetivo da administração municipal é incentivar e apoiar esse tipo de produção para o desenvolvimento rural do município. Oferecendo assistência técnica em parceria com Sebrae, e oferecer suporte no inicio da produção.

SAIBA MAIS

Fato é que, nos últimos anos, a atividade de criação de peixes em cativeiro vem realmente experimentando um crescimento substancial no Brasil acompanhando a tendência mundial de aumento da oferta de pescado via cultivo.

Por isso, em um cenário de oferta insuficiente de pescado para atender à demanda existente no Brasil e no mundo, a piscicultura se configura uma grande oportunidade de negócio tanto para grandes empresas, como para os micro e pequenos produtores.

PREPARAÇÃO

No entanto, é necessário intensificar os trabalhos de repasse de conhecimento relativo a aspectos legais, mercado, gestão e produção de um empreendimento de piscicultura, ampliando as possibilidades e dando condições para que o micro, pequeno e médio produtores se insiram na atividade com um nível maior de sustentabilidade econômica.

Utilizando pouca mão-de-obra, a piscicultura nos açudes e represas não conflitam com as demais atividades desenvolvidas na zona rural. Pelo contrário, é um complemento muito proveitoso, dado que tem a característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal.

O desenvolvimento da piscicultura brasileira teve por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado. É o caso da tilápia.

As tilápias são as espécies mais adequadas para criação em represas e açudes das propriedades rurais.

Portanto,  Groaíras  por sua abundancia em água, dado-se pelos rios que cortam o município, representa um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá