sábado, 20 de julho de 2019

Carnaubal sediou reunião da Associação dos Municípios da Ibiapaba que debateu limites territoriais entre o Ceará e o Piauí



O município de Carnaubal, comandado pelo prefeito, Ademir Martins, sediou na noite desta quinta-feira, 18, mais uma importantíssima reunião da Associação dos Municípios da Ibiapaba(AMI). A reunião debateu limites territoriais entre o Ceará e o Piauí.


A reunião aconteceu no Plenário Cícero Rosendo de Brito, na Câmara de Vereadores de Carnaubal; contou a participação da deputada estadual Augusta Brito, deputado estadual Queiroz, prefeito de Croatá Edilson Feliciano, presidenta da Câmara de Vereadores de Ibiapina Zacarias Gomes, presidente da Câmara de Carnaubal, Sr. Firmeza, Membro da Comissão de Novos Município da Assembléia Legislativa do Ceará, Sr. Luiz Farias, Chefe de Gabinete de Poranga, Sr. Antônio Valdir, prefeito de Tianguá Jaydson Aguiar, Secretário de Turismo de Ipu, Sr. Simão Martins, Secretário de Administração Sr. Evandro Linhares, Chefe de Gabinete de Ipu, Sr. Sebastião Rufino, vereadores e demais autoridades.
A pauta da reunião foi o litígio pelo espaço territorial entre os estados do Piauí e Ceará, um decreto existente deste o ano de 1880, onde Estado do Piauí reivindica junto ao STF uma grande área territorial na Ibiapaba, hoje pertencente ao Estado do Ceará, onde o Estado corre o risco de perder 35 escolas e toda uma área de terras produtivas que envolve a economia local que estão dentro dessa área de litígio.

Os municípios mais afetados com essa decisão são: Carnaubal, Poranga, Croata, Tianguá e Viçosa do Ceará. Caso a Justiça devolva essa extensa área territorial para o Piauí, a maioria destes municípios sofreram com perdas irreparáveis, principalmente na produção agrícola.

A presidente da comissão na Assembléia Legislativa, deputada Augusta Brito está colhendo todos os documentos detalhados para uma ampla defesa e mobilização da bancada cearense em Brasília.


Mais imagens. Clique aqui.

*Com informações de Aconteceu Ipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá