![](https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/cb-1.jpg)
Para prevenir a queda, é importante atentar para sinais como a existência de buracos no caule, inclinação muito rápida ou deslocamento do tronco, raízes expostas, presença de parasitas e as condições do solo nos arredores da árvore.
A chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propensa a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.
“Eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo: você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a primeiro-tenente Isabel Cristina, B5 da 1ª Cia/BBS.
![](https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/cb1.jpg)
A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.
Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário