terça-feira, 19 de setembro de 2017

Aderlânia quer Dia Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência


A deputada Aderlânia Noronha (SD) apresentou  projeto de lei que visa criar o Dia Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência a ser comemorado, anualmente, em 21 de setembro. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Este dia, em especial, tem o intuito de fazer uma reflexão para promover a inclusão das pessoas com deficiência do Estado”, justifica.

A data coincide com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela lei federal 11.133, de 14 de julho de 2005. “Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados. Ela serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social” justificou a deputada.

Aderlânia Noronha tem colocado seu mandato na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Estado. Recentemente, protocolou outro projeto que propõe a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o propósito de promover mais investimentos em acessibilidade nas escolas do estado e mais recursos para que os jovens com deficiência possam ser atendidos com mais qualidade.

DADOS IBGE

Segundo dados do IBGE, no Brasil, há cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população brasileira. No Ceará, o percentual registrado foi maior, chegando a 27,69% da população do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá