quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Frente Parlamentar em defesa do Livro e da Indústria Gráfica do Nordeste será lançada nesta quarta (9)


O deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lançam nesta quarta-feira, às 8h, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste.

“O objetivo dessa Frente é fazer uma defesa enfática do livro, do autor e da cadeia produtiva gráfica do Nordeste brasileiro. A região representa ¼ da população do País, dispõe de um parque gráfico e editorial moderno e capaz de atender a todas as exigências do mercado e dos governos na produção de livros e materiais didáticos, mas não consegue atingir 1% das compras governamentais dos livros adotados nas escolas e disponíveis em nossas bibliotecas públicas”, afirma Odorico, parlamentar que irá presidir a Frente.

Segundo Odorico, em 2014, dos mais de 80 livros escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), apenas um foi produzido no Nordeste. Em sua opinião, é preciso debater a democratização desse mercado, a regionalização e a diversidade cultural dessas compras por parte do poder público, além de defender os direitos do cidadão ao acesso digno à leitura.

“Além da concorrência desigual com o mercado gráfico e editorial da região sudeste, que nos faz perder empregos, renda e ter um papel periférico nessa cadeia produtiva, temos o impacto cultural desse modelo que traz consequências negativas no que diz respeito à exclusão intelectual, cultural e de pertencimento social do nordeste brasileiro na cadeia do livro, da leitura, e da literatura nacional”, critica Odorico, ao lembrar que grandes nomes da literatura nordestina como Raquel de Queiroz, José de Alencar, Jorge Amado e José Lins do Rego, só ganharam projeção nacional quando publicaram livros no Sudeste.

De acordo com parlamentar, a Frente irá acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção e incentivo à produção literária; promover a defesa da cadeia produtiva do livro no Nordeste; sensibilizar e estimular gestores estaduais e municipais a adquirirem livros publicados pelas editoras da região; aprimorar e propor inovações legislativas voltadas à criação, promoção e fomento ao incentivo aos autores, à literatura, às editoras e à produção gráfica nordestina.

Serviço:

Evento: Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste.

Local: Sala ViP do Restaurante do Senac, 10º Andar, Anexo IV, Câmara dos Deputados, Brasília-DF

Horário:
8h:00 às 10h:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá