sábado, 12 de dezembro de 2015

DNOCS recupera 21 barragens integrantes do Projeto São Francisco


dnocs
O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) está elaborando os estudos e projetos executivos objetivando a recuperação e atualização de 21 barragens – sendo 18 pertencentes ao Departamento – que integrarão o sistema de distribuição de águas do Projeto de Integração do São Francisco – PISF, para os estados localizados no Nordeste Setentrional: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

De acordo com o diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa, os trabalhos, que envolvem recursos da ordem de R$ 21 milhões, estão sendo executados por empresa especializada em serviços de projetos e consultaria, credenciada através de licitação, com prazo de conclusão para abril de 2016.

Conforme o diretor de Infraestrutura Hídrica do órgão, Glauco Mendes, os serviços de recuperação envolverão as estruturas de tomada d’água, do vertedouro e do maciço da barragem, além da área de proteção ambiental permanente. Também será atualizada a potencialidade e disponibilidade hídrica pertinente a cada reservatório, e ações de simulações para incremento das águas do Integração do São Francisco.

As barragens pertencentes ao DNOCS pertencentes à Integração e que serão beneficiadas são: Orós, Castanhão, Banabuiú, Lima Campos, Quixabinha e Prazeres, no Ceará; Coremas, Mãe D’Água, Epitácio Pessoa, São Gonçalo, Lagoa do Arroz e Poções na Paraíba; Armando Ribeiro Gonçalves, Pau dos Ferros e Arapuá/Angicos no Rio Grande do Norte e Entremontes, Barra do Juá e Poço da Cruz em Pernambuco. Além dessas, as 21 barragens são completadas pela Acauã (PB), Santa Cruz do Apodi (RN) e Chapéu (PE), pertencentes aos governos estaduais dos respectivos estados.

O DNOCS trata, também, junto ao Ministério da Integração Nacional, para incluir em suas ações os trabalhos de recuperação e atualização da barragem Engenheiro Ávidos (PB) que ora se encontra sob a responsabilidade daquele Ministério.

* Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário