Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (01/11), notícia sobre o dumping equatoriano, segundo maior produtor de camarão do Brasil, que busca desovar no Brasil o excesso de estoque.
O parlamentar explicou que o dumping é uma venda abaixo do custo de produção e, com isso, o mercado brasileiro fica ameaçado, já que a carcinicultura nordestina gera diversos empregos. “A produção de camarão no nosso País representa negócios da ordem de R$ 6 bilhões, gerando emprego e renda. O Ceará, inclusive, foi o maior produtor nacional”, disse.
Os Estados Unidos e México, segundo Sérgio Aguiar, já fecharam as portas para o produto do Equador. “O tema já foi tratado com agropecuários e empresários cearenses preocupados com a ameaça de empregos no Ceará e Nordeste caso o dumping equatoriano aconteça”, afirmou.
O deputado pontuou ainda que existem registros oficiais de contêineres de camarões do Equador com problemas sanitários apontados pela França. “É preciso agir rápido para proteger a carcinicultura brasileira”, apontou.
A 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) também foi destacada pelo parlamentar. O evento será sediado no Ceará e reúne parlamentares brasileiros. “A Unale será realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro de Eventos, e parabenizo o presidente desta Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que está trazendo, através da Alece, essa conferência que vai reunir todas as casas legislativas”, comemorou.
Sérgio Aguiar parabenizou ainda o time Fortaleza Esporte Clube, que foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2023. “O time fez uma disputa de qualidade e deixo os parabéns a todos os envolvidos nesse certame internacional”, ressaltou.
*ALECE
Por Giovanna Munhoz
Edição: Adriana Thomasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário