terça-feira, 14 de novembro de 2023

Cláudio Pinho comemora benefício do passe livre para estudantes da capital

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (14/11), o início da validade do programa Passe Livre Estudantil, na segunda-feira (13/11). A partir dessa data, os estudantes de Fortaleza que contam com a carteira estudantil são beneficiados com passagens gratuitas nos transportes públicos da capital.

Para o parlamentar, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza é histórica. “O prefeito José Sarto tomou a atitude correta ao atender uma demanda que é anterior a sua gestão. É histórica a vontade dos estudantes de Fortaleza de terem o passe livre”, destacou.

O deputado ressaltou que, além de ganharem o direito da gratuidade durante a semana, os estudantes de Fortaleza poderão pagar meia entrada por cada viagem no fim de semana. “É um projeto de um imenso alcance social e educacional, garantindo que as nossas crianças e adolescentes possam ir e vir da escola sem pagar nada”, assinalou.

Cláudio Pinho também comentou sobre o projeto de lei 114/23, do Governo do Estado, que começou a tramitar nesta terça-feira na Alece e que propõe criar o programa VaiVem Livre para oferecer transporte público gratuito na Região Metropolitana de Fortaleza a pessoas de baixa renda, com uma passagem de ida e uma de volta entre os municípios e a capital.

Na avaliação do deputado, embora seja uma iniciativa louvável do Executivo estadual, a proposta precisa ser melhor aprimorada. “O que me impressiona nesse projeto é a discriminação com a população de Fortaleza, pois ele vai beneficiar os residentes nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com exceção da capital. Ou seja, se um trabalhador de Fortaleza quiser se deslocar para Horizonte, ele não vai ser contemplado pelo programa”, enfatizou.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) considerou a implantação do Passe Livre Estudantil uma conquista histórica para os estudantes de Fortaleza.

O benefício também foi exaltado pelo deputado Antônio Henrique (PDT), que avaliou a medida como um “gol de placa da gestão Sarto”.

Já o deputado Sargento Reginauro (União) cobrou do governador Elmano de Freitas o repasse de verbas para o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) em Fortaleza. “Os recursos que seriam repassados ao Crio para o tratamento do câncer até agora não chegaram. A instituição está precisando muito de recursos para atender os irmãos cearenses no tratamento oncológico”, defendeu.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário