segunda-feira, 20 de maio de 2013

56 anos de Groaíras é matéria em Jornal - O ESTADO

No dia 17 de maio, o Jornal O Estado publicou a seguinte matéria sobre o aniversário de nosso município. Confira:

Município de Groaíras comemora 56 anos de emancipação


Neste mês de maio, o município de Groaíras, localizado na região norte do Estado, a 247 quilômetros de Fortaleza, completa 56 anos de emancipação política. Para festejar o evento, extensa programação foi elaborada pela equipe de secretários da atual gestão, comandada pelo prefeito Adail Albuquerque Melo (PT) e pela primeira-dama do município Elisabeth Ximenes.
Apenas com pouco mais de meio século de existência, o município foi um dos primeiros pontos da Ribeira do Acaraú a ser habitado pelos colonizadores portugueses, no final do século 17, tendo à frente Lourenço Guimarães Azevedo.
Daí ter surgido a povoação de Riacho Guimarães, depois Vila Groaíras, que tornou-se município, desmembrado de Cariré, por força da lei estadual 3.603, de 23 de maio de 1957, assinada pelo então governador Flávio Portela Marcílio e instalado oficialmente no dia seis de outubro daquele ano, com a posse do seu primeiro prefeito eleito, Elói José de Vasconcelos. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Groaíras tem pouco mais de 10 mil habitantes.
Festa
Este ano, as festividades de aniversário do município começarão neste sábado, 18, e irão até o dia 24 deste mês, quando vasta programação, envolvendo todas as secretarias municipais, será executada dentro do tema: “Groaíras, sua história e seu povo”, tendo como foco principal os valores da terra.
Esse evento, em sua primeira edição, conta com a parceria “Sesc Sobral,” fazendo com que o município torne-se o primeiro da região Norte a receber o projeto “Tenda Sesc nas cidades”, parceria que contará com atividades sociais, educacionais, esportivas, artísticas e culturais.
É, portanto, a primeira vez que a população local experimenta a oportunidade de participar, durante uma semana, das festividades de aniversário do município. Dentre as muitas atrações que fazem parte da programação, está incluído, na abertura, uma apresentação de Luana do Crato, o famoso Luciano Lopes.

FONTE: Blog da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá