domingo, 25 de setembro de 2011

1º Seminário Regional de Enfrentamento ao Crack‏



Auditório lotado no primeiro seminário contra o crack no interior do Ceará.

Muito concorrido o 1º Seminário Regional de Enfrentamento ao Crack que aconteceu na noite de sexta-feira 23, em Sobral, distante 230km de Fortaleza.
Localizada no Norte do estado, a cidade que tem hoje cerca de 190 mil habitantes, começa a enfrentar problemas com o consumo do crack. Crianças, jovens e adultos já lideram a demanda do CAPS AD e o setor de desintoxicação do hospital Dr. Estaevão. Segundo levantamento feito pelo Instituto, já são mais de 150 homens em tratamento, só nas casas de recuperação existentes na região. Crianças e adultos estão procurando ajuda, mães em desespero não sabem a quem recorrer porque não existe ainda um plano de Governo voltado para o crack no Ceará.

O evento, organizado pela campanha "crack, tô fora" levou para Sobral o Reverendo Carlos Dantas, da ABRADEQ (Associação Brasileira de Assistencia ao Dependentes Químicos), ele fez uma explanação técnica sobre o assunto, falou do desinteresse do estado e municípios em apoiar as ações contra o crack e a falta de apoio as casas de recuperação que tem surtido muito efeito na recuperação dos dependentes. Para o presidente do Instituto Filadélfia, Wellington Macedo, é preciso um envolvimento massivo da comunidade e poder público em seus mais diversos setores, ele classificou o problema como de saúde pública. "Nós temos que tratar essas crianças e jovens não como marginais, mas como doentes, eles precisam de tratamento e muito amor da família e sociedade, não podemos esperar o problema nos atingir, é preciso contratacar com ações consistentes", afirmou Macedo. 


A abertura do evento foi marcada com a exibição do documentário "a epidemia do crack em Sobral", em seguida uma apresentação teatral da peça Lifehouse e de alunos da escola municipal José Parente Prado foram aplaudidas em vários momentos pelo auditório lotado.

O seminário teve uma forte presença da sociedade em seus mais diversos setores, estudantes de Enfermagem e Educação Física de Fortaleza e outros municípios, médicos, professores, advogados e chefes de família prestigiaram o evento. O poder legislativo foi representado pelo presidente da Câmara Municipal de Sobral, João Alberto Adeodato e o Secretário de Saúde Carlos Hilton, representou o Prefeito de Sobral Veveu Arruda. Já no final do discurso, Macedo solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Sobral, uma audiência pública para apresentar o documentário as autoridades políticas e a sociedade sobralense, segundo o organizador do evento, uma audiência pública também será solicitada ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará ainda no começo desta semana. "o Art. IV do Estatudo da Criança e do Adolescente não está sendo cumprido, a sociedade precisa fiscalizar isso e preservar a saúde, educação e outros direitos desses jovens", alertou Macedo.

Algumas prefeituras já procuraram o Instituto Filadélfia e o Seminário deve ser aplicado em vários municípios da região Norte do estado, uma agenda para Varjota ja confirmada e Groaíras poderá ser também sede de um seminário, além de outros projetos da campanha, segundo a organização do crack, tô fora.

Texto: Wellington Macedo.
Fotos: Artenio Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá