segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Após eleger esposa e filho prefeitos, Robério Monteiro deve emplacar irmão candidato a deputado estadual.

 


O Deputado Federal, Robério Monteiro, foi sem duvida um dos maiores vitoriosos da eleição de 2024. Além de ter vários de seus prefeitos eleitos e reeleitos, duas vitórias em particular destacam e ressaltam sua liderança em sua região de origem.

No município de Acaraú, sua esposa, Ana Flávia, foi reeleita com votação expressiva, e em Itarema, seu filho, Robério Filho, foi eleito prefeito, sucedendo o irmão de Robério, Elizeu Monteiro.

Passado o pleito municipal, Robério já está de olho em sua reeleição a deputado, e novos planos já estão em vista. Robério deve lançar o irmão, Elizeu Monteiro, como estadual, numa dobradinha que visa fortalecer a região ainda mais no cenário politico do estado, e fortalecer sua liderança e prestigio.

Sérgio Aguiar escolhido o Administrador de 2024



O deputado Sérgio Aguiar foi escolhido pelos Conselhos Federal e Estadual de Administração, o Administrador de 2024, maior honraria da entidade.

Ele tem méritos. É presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para o biênio 2024-2025. O primeiro cearense a ocupar o cargo mais importante de classe do legislativo brasileiro. O parlamentar e relator do orçamento preside comissões técnicas na ALECE e defende diversas entidades de classe e do setor do turismo.

O troféu Jangadeiro conferido ao deputado Sérgio Aguiar será entregue, na noite desta segunda-feira. 4/11, no auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa. Vários deputados federais e estaduais farão a homenagem. Rogério Cristino, presidente do Conselho Regional do Ceará, disse que a homenagem é o reconhecimento a um “grande homem”.

*Roberto Moreira.

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%



Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).

“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.

As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.

Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.


*Agência Brasil
Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil
Edição:Juliana Andrade

Pires Ferreira: Gestão de Dra Livia segue sendo destaque nacional na educação


O Município de Pires Ferreira já é reconhecida pelos bons resultados da educação atingidos na educação básica.

A gestão da Dra Livia Muniz, tem ganhado ainda mais evidencia com os resultados mais recentes, em que o município atingiu a posição de melhor educação do Brasil, com nota 10 no IDEB, sendo destaque em jornais, veículos de comunicação e até mesmo se tornando tema de reportagens e documentários como da BBC Brasil, que visitou a cidade para descobrir "o segredo".


Pires Ferreira recebeu nota 10 no último Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental, a maior nota no Brasil.

O Ideb é o principal índice da educação básica do Brasil e é calculado com base em dois indicadores: a taxa de aprovação escolar; e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no quinto e no nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio.