terça-feira, 2 de julho de 2024

Ações da Codevasf beneficiam mais de 100 municípios cearenses




A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, realizou nesta segunda-feira (01º, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de emissão de ordens de serviços e entrega de máquinas e equipamentos a municípios e associações do Ceará. Mais de 100 municípios cearenses e 40 associações foram beneficiados. 

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destacou a importância das parcerias entre a bancada federal, prefeituras e associações para a concretização das ações. “É um esforço conjunto para levar melhorias para os municípios cearenses e estimular os arranjos produtivos locais, que geram renda e benfeitorias”, disse Marcelo Moreira, aí lado do superintendente da Codevasf no Ceará, Marlos Costa. 

Estiveram presentes à solenidade os seguintes deputados federais cearenses: Domingos Neto, José Guimarães, Danilo Forte, André Figueiredo, Júnior Mano, Mauro Filho, Idilvan Alencar, Eunício Oliveira e Eduardo Bismarck. Os deputados estaduais Gabriella Aguiar, Daniel Oliveira e Oriel Nunes. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; prefeitos e presidentes de associações.

Além da emissão de ordens de serviço e entrega de maquinário, aconteceu ainda durante a solenidade a qssinatura do Termo de cooperação entre a Codevasf e o Sisar; inauguração simbólica das obras de Pavimentação em Intertravado no Município de Maracanaú; e assinatura da ordem de serviço da segunda etapa do Projeto Malha d’água dos Inhamuns.

Tauá recebe 21 premiações no Escola Nota Dez



O município de Tauá recebeu 21 premiações de 14 escolas públicas que se destacaram em 2022 e 2023 no Prêmio Escola Nota Dez, sendo que as escolas José Ferreira de Souza e José Caçula Pedrosa ficaram entre as primeiras colocações do Ceará. Das 14 escolas premiadas, 07 obtiveram premiação dupla. A solenidade de entrega da premiação foi realizada na sexta-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da secretária da Educação, Eliana Estrela. O secretário de Educação de Tauá, João Álcimo, e a deputada estadual Gabriella Aguiar estiveram à solenidade representando a prefeita Patrícia Aguiar.


Com os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2022 e 2023, são avaliados os resultados da alfabetização ao término do 2º ano e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao final do 5º e 9º ano.


A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao final dos 5º e 9º anos, a partir do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Pelo Prêmio Escola Nota Dez, até 150 unidades de ensino com os melhores resultados em cada série de avaliação recebem R$ 2.000 por cada aluno avaliado.


As escolas premiadas de Tauá do 2° ano são: 

EEIEF José Ferreira de Sousa 

EEIEF Francisco Miguel dos Santos

EEIEF Elizeu Menezes da Costa

EEF Josué Honório de Almeida

EEF Maria Alexandrino Nogueira Marques

EEF Maria Mota Lima

EEIEF Eneas Alves Mota

EEF Maria do Livramento Barreto Costa Leitão

EEF Jorge Massilon Cavalcante 

Centro Educacional Betesda

EEIEF José Caçula Pedrosa 


As escolas premiadas de Tauá do 5° ano são: 

EEIEF Francisco Miguel dos Santos

EEF Maria Alexandrino Nogueira Marques

EEIEF Eneas Alves Mota

EEIEF José Caçula Pedrosa

EEF Josué Honório de Almeida

EEF Maria Mota Lima

EEF Jorge Massilon Cavalcante

EEIEF Jesus Maria José

EEF Júlio Rêgo 

EEIEF Francisca Cavalcante Fialho

Misoginia Política: A Violência Contra Mulheres na Arena Eleitoral de Alcântaras continua.





Depois do pai agora é o filho.

Nos últimos dias, a pré-candidata a prefeita Charline Freire tem enfrentado um tipo de oposição que vai além das críticas políticas habituais. A misoginia tem sido uma arma frequentemente usada por seus adversários, revelando um aspecto sombrio da política local. Recentemente, a situação atingiu um novo patamar quando o filho de um dos pré-candidatos opositores, vereador da cidade, decidiu publicar uma foto vestido de mulher em apoio às ações do pai, e em clara provocação a pré-candidata.

Essa atitude não é apenas uma manifestação de apoio político, mas uma clara tentativa de descredibilizar e desvalorizar Charline Freire através de estereótipos de gênero. Infelizmente, essa não é a primeira vez que vemos tal comportamento. Lembremos do deputado Nikolas, que, em um vergonhoso episódio no plenário federal, utilizou uma peruca como forma de debochar de suas colegas parlamentares.

Esses eventos não são meramente políticos; são exemplos claros de violência de gênero. Ao recorrer a caricaturas e estereótipos, esses políticos não apenas atacam a credibilidade de Charline Freire, mas perpetuam um ambiente hostil que desencoraja mulheres de participarem ativamente na política e na sociedade.

É crucial que reconheçamos essas táticas pelo que são: tentativas desesperadas de manter o status quo patriarcal e silenciar vozes femininas. A pré-candidata Charline Freire merece ser avaliada por suas ideias, sua competência e suas propostas, não pelos padrões sexistas impostos por seus opositores.

Como comunidade, devemos nos unir contra qualquer forma de misoginia e discriminação de gênero. É somente através da conscientização e da rejeição explícita dessas práticas que podemos aspirar a uma política verdadeiramente inclusiva e igualitária.

Governo inaugura CEI e Cras nos municípios de Redenção e Choró

 


Maciço de Baturité e Sertão Central festejam entrega de equipamentos pela Secretaria da Proteção Social

Cearenses comemoraram o recebimento de mais um Centro de Educação Infantil (CEI), em Redenção, e de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Choró. Os equipamentos foram entregues nesta quinta-feira (27) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social.

Pela manhã, Redenção recebeu sua segunda unidade de CEI, e 145ª do Estado. “Um momento de muita alegria receber essa nova estrutura adaptada para as crianças, onde preparamos elas para a vida”, conforme comentou a coordenadora pedagógica do Centro, Aline Brito. A ocasião teve a presença da titular da SPS, Onélia Santana e do prefeito do município, Davi Benevides.



Para Onélia Santana, esse Centro de Educação Infantil foi pensado com muito carinho para os pequenos. “Aqui é um espaço para o desenvolvimento das crianças e, com certeza, para o desenvolvimento da cidade e do nosso Estado”, ressalta. Ela continua: “Redenção possui onze escolas nota 10 e uma escola entre as 150 melhores do Ceará, isso é resultado de uma gestão que acredita no potencial dos professores e das pessoas do seu município”, concluiu.

Residente do município, Mariana Lima, professora da educação infantil e mãe das pequenas Elisa e Ana Helena, estudantes do CEI, demonstra satisfação com a entrega do novo equipamento. “É emocionante falar sobre isso, pois tenho outra filha que já fez parte do Centro (o primeiro inaugurado) e saber que as mais novas têm a oportunidade de estudar em uma escola com uma estrutura dessas é de encher o coração de qualquer mãe de alegria”.



Davi Benevides enaltece a política de Estado, que exalta a importância do ensino e do acolhimento das crianças já na primeira infância. “A secretária visualizou a vulnerabilidade social que estava se instalando na cidade e percebeu a importância de credenciar o município com dois Centros de Educação Infantil”, enfatizou.
Centro de Referência de Assistência Social

À tarde, foi a vez de Choró inaugurar um novo Cras em seu território. O equipamento, que é porta de entrada para os benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e programas federais e estaduais de transferência de renda, tem como objetivo atender a população vulnerável da região, com a meta de beneficiar 700 famílias.



Este é o 16º Centro entregue pela SPS por intermédio do Proares III. O momento contou com a participação do secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e do prefeito Marcondes Jucá. Teve também a presença dos beneficiários que, como afirmou Marta Vânia (51), participante do grupo de mulheres ministrado por assistentes sociais para 40 pessoas, “Sem o Cras, eu seria nada”.

Beneficiária do Bolsa Família e do Vale Gás, ela é frequentadora assídua do Centro, onde faz cursos promovidos pela Pasta e socializa com outras pessoas. “Aqui, eu fiz curso de comida de boteco e gosto de trazer receitinhas para os encontros, além de ter acesso a uma equipe que acolhe as pessoas”.



Paulo Guedes reforçou o papel fundamental do Centro de Referência de Assistência Social na articulação da rede de proteção social do Estado. “A SPS fornecerá todas as melhorias necessárias para que possamos garantir a qualidade dos serviços oferecidos no Cras para todos que procurarem esta nova unidade sejam beneficiados. Vamos fazer com que Choró, um município pequeno, tenha condições de se desenvolver”, afirmou.

A psicopedagoga e coordenadora do Centro, Rociene Maciel, afirma que a estrutura do novo Centro oferecerá mais conforto para a realização dos atendimentos e está situado em um bairro estratégico que facilita o acesso da população rural ao equipamento. “Foi um ganho extraordinário, um prédio desses com equipamentos de primeiro mundo e salas espaçosas para ofertar o PAIF e atividades para as crianças que ficam ociosas no período da manhã, pois a maioria estuda à tarde”, pontua.



Marcondes Jucá destacou a parceria do município com o Governo do Estado que, com intermediação da SPS, tem levado benefícios relevantes a Choró, desde cestas básicas, brinquedopraças e academias ao ar livre a Centros de Referência de Assistência Social. “Essa obra é de grande importância para um município pequeno e vulnerável como Choró, que precisa da assistência”, enfatiza.


Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Cláudio Rocha - SPS - Fotos

Litígio Ceará x Piauí: Laudo do Exército é favorável ao estado do Ceará

 



Grupo Técnico de Trabalho avaliou a perícia do Exército Brasileiro que foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (28)

Em nota pública divulgada na última sexta-feira (28), o Grupo Técnico de Trabalho que acompanha a disputa territorial entre Ceará e Piauí, avaliou que o laudo pericial produzido pelo Exército Brasileiro é favorável ao estado do Ceará.

O laudo pericial, após a análise de dezenas de mapas históricos, é categórico em afirmar que, na quase integralidade desses documentos, a divisa não decorre do divisor de águas (tese defendida pelo Estado autor – que, segundo o Exército, extrapola o próprio objeto da ação – mas da porção oeste da Serra da Ibiapaba (tese defendida pelo Ceará). Ou seja: a Serra da Ibiapaba é, segundo o laudo, historicamente, pertencente ao território cearense.

Especificamente, o perito concluiu em relação aos mapas históricos que “a representação da Serra da Ibiapaba, de seus elementos constituintes e circundantes, foi aprimorada ao longo do tempo por meio da utilização de novas tecnologias que surgiram com o passar dos anos. Contudo, devido a simplificações inerentes à escala, à representação iconográfica da Serra da Ibiapaba, à variação da posição relativa de feições, à variação da orientação e/ou forma de rios em relação à divisa e, à ausência da representação de algumas serras, morros e localidades, não há como definir uma linha exata entre os dois Estados. Porém, pode-se inferir que a linha de divisa representada na maior parte dos Mapas analisados não passa pelo divisor de águas e sim pela porção oeste da Serra da Ibiapaba” (tese defendida pelo estado do Ceará) – (citação entre aspas retirada da página 165 do laudo técnico).

O laudo pericial ainda afasta fundamentos centrais defendidos na Ação pelo Piauí. Quais sejam: a Convenção Arbitral de 1920 e a interpretação de que o Decreto Imperial nº 3.012/1880 definiu integralmente as divisas entre os dois Estados. Quanto ao Decreto Imperial, o relatório produzido pelo Exército Brasileiro, à luz do que consta dos Anais do Senado e da Câmara, ratifica o entendimento defendido pelo Estado do Ceará de que seu objeto era apenas a permuta dos territórios de Freguesia da Amarração (atual Luís Correia) e Príncipe Imperial (atual Crateús e Independência), e não a definição da divisa como um todo (tese defendida pelo Piauí).

Explicitamente, o Exército destaca que “Conforme interpretação deste Perito, considerando o que foi apresentado acerca das tratativas na Câmara dos Deputados em relação à redação do decreto, verifica-se que a intenção dos deputados à época era de definir os limites somente nas áreas citadas e não em toda a extensão da Serra da Ibiapaba” – (citação entre aspas retirada da página 182 do laudo técnico).

Em relação à Convenção Arbitral, aponta o Exército que o documento não possui validade legal, não servindo para o uso na perícia. Expressamente, o Exército concluiu em relação ao Convênio Arbitral que: “Não foi possível localizar o laudo produzido pelo árbitro, Dr. Washington Luiz, definindo a linha de limite entre os Estados. Desta forma, entende-se que os trabalhos referentes ao convênio não tiveram prosseguimento e, por conseguinte, o mesmo não foi homologado nas Assembleias Legislativas dos Estados. Sendo assim, os trabalhos não tiveram validade legal, segundo as regras estabelecidas pela Conferência Interestadual de Limites de 1920” – (citação entre aspas retirada da página 182 do laudo técnico).

O perito analisou, ainda, leis de limites municipais do estado do Ceará e do Piauí, constatando que a divisa entre os Estados corresponde àquela praticada pelo IBGE e defendida pelo Ceará. O Exército cita em seu laudo que “Em 12 de abril de 2017, pela Lei Estadual do Piauí nº 6.975, de 12 de abril de 2017, foi homologada a circunscrição territorial do Município de Buriti dos Montes. Em seu Parágrafo Único, fica definido que “o limite do Estado do Piauí com o Estado do Ceará é o que consta dos Mapas Municipais Estatísticos do IBGE, ano 2010”. Destaca-se que os limites representados pelo IBGE, referentes a 2007, usados na Lei Estadual nº 6.404, de 28 de agosto de 2013, conforme os dados do IBGE, coincidem com a representação dos limites estatísticos de 2010 do IBGE” – (citação entre aspas retirada da página 236 do laudo técnico).

O relatório técnico do Exército elencou cinco cenários relativos ao litígio a partir dos quesitos apresentados pelos Estados. A Possibilidade 01, adotando, a partir de quesito do Piauí, o critério do divisor de águas para definição da divisa entre os dois Estados; a Possibilidade 02, também atendendo a quesito do Piauí, distribuindo equitativamente as áreas de litígio entre os Estados; as Possibilidades 03 e 04, baseando-se respectivamente na divisa entre os Estados pelo lado oeste e leste da área de litígio; e a Possibilidade 05, seguindo a divisa censitária adotada pelo IBGE em 2022.

Com relação à Possibilidade 1, o Exército concluiu que: “O uso do divisor da Serra da Ibiapaba como linha de divisa estadual entre os Estados, Possibilidade 01, mostra ser a que mais afeta a atual divisão territorial existente, abrangendo uma área maior que as três Áreas de Litígio e tendo consequências em diversas áreas públicas e particulares do Estado do Ceará. Além disso, não encontra suporte na documentação histórica analisada, sendo o resultado de uma diferente interpretação unilateral do Decreto Imperial nº 3012, de 22 de outubro de 1880. Destaca-se, também, que essa possibilidade não considera a ocupação territorial ocorrida no desenvolvimento político, econômico e social das Áreas de Litígio e Regiões Complementares” – (citação entre aspas retirada da página 310 do laudo técnico).

Quanto à Possibilidade 2, conforme o relatório do Exército, a proposição de divisa igualitária das áreas de litígio, também elaborada por solicitação do Piauí, igualmente não encontra amparo na documentação histórica analisada e na situação atual observada in loco. É um critério unicamente territorial, que, assim como a Possibilidade 1, não considera a ocupação humana nem o desenvolvimento político, econômico e social das áreas de litígio. Especificamente, o perito conclui que: “Não foram encontrados mapas ou documentos históricos que amparem essa representação. Também não foi possível localizar acidentes naturais que a suportem” – (citação entre aspas retirada da página 310 do laudo técnico).



As Possibilidades 03 e 04, partem da premissa de que cada Estado seria o único detentor de todas as áreas do litígio. Conforme o Exército, essas possibilidades não atendem à documentação histórica analisada.



O Exército apresentou, por fim, a Possibilidade 5, elaborada a partir do critério da ocupação humana (IBGE), tese defendida pelo Estado do Ceará. Essa possibilidade se baseia na linha de divisa estadual conforme a ocupação das áreas de litígio, representada pelo limite censitário apresentado na base vetorial 2022 do IBGE e pelos dados levantados em campo pela equipe de perícia do Exército.

O perito destaca que “Essa possibilidade também leva em consideração a interpretação do Decreto Imperial nº 3.012, de 22 de outubro de 1880, conforme apresentada no capítulo 5 – Análise de Documentos Históricos, item 5.2 – Decreto Imperial nº 3.012, de 22 de outubro de 1880, na qual os limites descritos no referido decreto tratariam somente das áreas de permuta, na região da Comarca do Príncipe Imperial e da Freguesia da Amarração, conforme demonstrado na Figura 140” – (citação entre aspas retirada da página 300 do laudo técnico).



Para o perito, “a utilização da linha adotada pelo IBGE como delimitação dos setores censitários em 2022 na Possibilidade 05 não afeta a população e a distribuição das edificações dos Estados. Logo, entende-se que essa possibilidade é a que a menos afetaria os Estados atualmente, em termos populacionais e de edificações”. O Exército ainda destaca que “Essa possibilidade de divisa reflete a ocupação humana das áreas de litígio, com a criação das respectivas infraestruturas governamentais de assistência à população” – (citação entre aspas retirada da página 310 do laudo técnico)..

Ainda quanto à Possibilidade 5, salvo pequenos ajustes cartográficos em áreas pontuais próximas às divisas do IBGE, o Exército não aponta qualquer crítica em relação a essa solução para o litígio. Pelo contrário, extrai-se do laudo, ser esse o caminho de respeito à ocupação humana e às infraestruturas governamentais, o que está em consonância com a tese de pertencimento, defendida veementemente pelo Estado do Ceará desde o início.

A Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e o Grupo Técnico de Trabalho entendem que o resultado do laudo do Exército corrobora os argumentos e elementos apresentados pelo estado do Ceará, afastando os fundamentos principais da Ação movida pelo Estado do Piauí, reforçando a importância do aspecto humano como norte para a solução do litígio.

Entenda o caso

Em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Civil Originária que trata do litígio (ACO 1831/PI) foi movida pelo Estado do Piauí em 2011 e disputa parte dos territórios de 13 municípios cearenses: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús, abrangendo mais de 245 mil cearenses.

O Grupo de Trabalho que acompanha o litígio é coordenado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE) é composto por equipe multidisciplinar que conta com integrantes da Corregedoria-Geral do Estado (CGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).


Ascom PGE - Texto
Creditec - Foto

Ordem de serviço autoriza início dos estudos para implantação do novo trecho do Projeto Malha D’água

 


O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinaram, na manhã desta segunda-feira (1), a ordem de serviço que autoriza o início da execução do contrato para elaboração dos estudos básicos, estudo de viabilidade técnica e econômica e projeto básico de engenharia para implantação do Sistema Adutor Arneiroz II – Sertões dos Inhamuns – trechos II, III, IV. O sistema faz parte do Projeto Malha D’água.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, o Malha D’água é uma nova estratégia no abastecimento hídrico e deve, no futuro, beneficiar todo o Ceará. “Nós iniciamos a execução pela região que tem a maior dificuldade hídrica, que é o sertão central, e vamos seguindo de acordo com as necessidades. A região do Arneiroz também será beneficiada e os estudos já garantem que as obras se iniciem os mais breve possível”.

Os estudos serão executados pelo consórcio HIBROBR-FAHMA e terá um investimento total de R$ 2.885.486,89 (Dois milhões, oitocentos e oitenta e cinco mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e oitenta e nove centavos).

Para o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, a parceria do órgão com o Governo do Ceará vem trazendo grandes frutos para o Estado. “Hoje a Covefsf vem realizando grandes projetos aqui, hoje além da ordem de serviço para início do Malha D’água, também teremos entregas de 117 equipamentos agrícolas e além da assinatura de convênio para projetos em parceria com a Assembleia Legislativa”.

O Sistema adutor Arneizoz – Sertões do Inhamuns quando pronto vai beneficiar mais de 136 mil pessoas de 20 sedes distritais e 6 sedes municipais com 497,98 km de extensão, sendo 205,42km de adutora principal e 292,56 de ramais adutores. Os municípios beneficiados serão: Parambu, Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Saboeiro e Catarina.


Ascom SRH - Texto e Foto

Perícia Forense do Ceará recebe reforço de 80 novos peritos e auxiliares de perícia



Posse dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo

O governador Elmano de Freitas empossou, nesta segunda-feira (1º), 80 novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A chegada dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo. São 12 médicos peritos legistas; cinco peritos legistas; 40 peritos criminais; 23 auxiliares de perícia. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.



Elmano de Freitas destacou a importância do reforço na Pefoce no combate à criminalidade. “É uma alegria dar posse a todos esses servidores. A chegada dos peritos e auxiliares de perícia é muito importante para a elucidação de diversos crimes. Um dos grandes desafios que temos é na elucidação, encontrar responsáveis. Só podemos fazer isso com inteligência e perícia técnica. Tenho certeza que isso vai ajudar bastante no combate à criminalidade”, disse.

Os servidores serão lotados e distribuídos na Capital e no Interior, nas quatro coordenadorias da Pefoce. O curso de formação dos empossados teve início em fevereiro deste ano, sendo encerrado no último mês de maio.



Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá ressaltou que o desafio na temática da segurança pública é significativo, mas a chegada de novos servidores é fundamental no combate à criminalidade. “O desafio contra a violência é algo permanente. O tempo todo temos que nos debruçar sobre o que está acontecendo, sempre fortalecendo o Sistema de Segurança e também o Sistema Judiciário. Temos trabalhado pela integração do sistema. O desafio é gigantesco e isso nos motiva cada vez mais. Em momento algum iremos recuar”, afirmou.



Júlio Torres, perito geral da Pefoce, agradeceu por todo o apoio do Governo do Ceará, seja por meio de investimentos, como também com a posse de novos servidores. “Gostaria de agradecer o apoio do governador Elmano de Freitas, que não vem medindo esforços com diversos investimentos em prol da segurança pública do nosso estado. Estamos vivendo um momento ímpar. Com os novos empossados, estamos dobrando o número de médicos psiquiatras, algo muito importante para a nossa equipe. Também passaremos a funcionar 24h com o serviço de balística e um novo serviço de informática. Desta maneira, de forma integrada, poderemos entregar um trabalho mais eficiente e benéfico para a nossa sociedade”, comemorou.



Choro de alegria



Felipe Augusto Roseno dos Santos Kuhn, 39, esperava há anos pela tão sonhada posse na Pefoce. O novo auxiliar de perícia, ao lado da família, contou que não conseguiu conter o choro. “É a realização de um sonho. Não tem nem como explicar. Quando soube da notícia, fiquei entre o choro e as lágrimas”, lembra de forma bem-humorada.

De mesmo nome do pai, Felipinho, 11, também embargou a voz ao falar do sucesso de seu familiar, que chama de herói. “Eu via toda a luta dele, todos os dias estudando, focado. O que tenho para falar do meu pai é que sinto muito orgulho”, comentou.



Douglas Duque, 34, é natural do Rio de Janeiro e há mais de três anos trabalhava no Pará. Apesar das muitas mudanças em sua vida, ele espera agora fixar raízes no Ceará. “Quando vim realizar o concurso me apaixonei por Fortaleza e pelo estado. Coloquei como foco voltar. Estou muito feliz que finalmente consegui este objetivo”, pontuou.

“Posso dizer com orgulho que faço parte da Perícia Forense do Ceará”, conclui o perito criminal.



João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Governo do Ceará entrega areninha em Groaíras

 

Com investimento de R$ 287.970,22, o Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (28), na cidade de Groaíras, a areninha de número 376. Ao todo, 261 já foram inauguradas no Interior e 115 na capital cearense. O espaço é equipado com campo society, grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.


Em discurso que celebrou a inauguração, o assessor especial para Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, destacou que as areninhas representam, além de um espaço esportivo, mais uma política voltada para a prevenção na questão da segurança pública. “É um equipamento que além de ser de esporte é também de saúde, de assistência social, porque aqui tem a presença de crianças, jovens, idosos, adultos. São homens e mulheres que estão praticando futebol ou outros esportes que podem ocorrer na areninha, e é também um equipamento de segurança pública, porque a área é iluminada, as pessoas frequentam. E onde há iluminação e a frequência de pessoas normalmente são áreas bem mais seguras. As famílias sabem que seus filhos estão praticando esporte e longe da criminalidade”, disse.


O prefeito Adail Melo corrobora com o pensamento e avalia que a areninha cumprirá com essa função. “Vai trazer mais esporte, lazer e também segurança para essas comunidades do entorno. Por isso, hoje é um dia de festa e precisamos celebrar”, apontou Adail.


Representando a Sesporte, o coordenador de Desenvolvimento do Esporte, Roberto César, avaliou que a areninha se materializa em diversas opções de esporte e lazer. “É um equipamento que vem para transformar a realidade da comunidade e transformar para melhor. O projeto das areninhas é um projeto que veio para atender a comunidade, para ser utilizado por vocês, cuidado por vocês”, afirmou.

Audiência pública

Antes de seguir para Groaíras, o secretário Artur Bruno participou de audiência pública no Centro Cultural do Cariri, Sérvulo Esmeraldo, sobre o bicentenário da Confederação do Equador.

Semana de entregas

Ainda nesta semana, Artur Bruno esteve, na última terça-feira (25), na localidade de Carneiro, em Chaval, onde, representando o governador Elmano de Freitas, inaugurou uma areninha.


Ao lado da população, o prefeito Sebastiãozinho, comemorou a entrega do equipamento, o que considerou um marco para a história da cidade. “É uma celebração, a entrega deste espaço de esporte, lazer e integração social”, avaliou o gestor.


No mesmo dia, Artur Bruno entregou a areninha do distrito de Missi, em Irauçuba. Lá, a prefeita Patrícia Barreto apontou que o equipamento fortalece e valoriza a prática esportiva e o lazer local. “É um espaço para o esporte, lazer e para a convivência. A areninha é para todos”, ressaltou a prefeita.

Na quarta-feira (26), Artur Bruno esteve nas cidades de Santana do Cariri e Brejo Santo. Na primeira, o secretário inaugurou uma estação de tratamento de esgoto, considerada por ele como um verdadeiro avanço na infraestrutura sanitária da região. “Vai atender às necessidades de tratamento de esgoto da cidade, para promover melhorias ambientais e de saúde pública na comunidade”.


Para Samuel Cidade Werton, prefeito de Santana do Cariri, a obra proporciona, acima de tudo, a preservação ambiental. “Marca a história da nossa cidade, porque tratar da saúde das nossas crianças é o que há de mais importante. Essa primeira estação de tratamento vai melhorar muito a qualidade da saúde dos santanenses”, comemorou o prefeito.


Em Brejo Santo, ocorreu a inauguração de uma areninha. A prefeita Gislaine Landim agradeceu às parcerias que tornaram possível chegar a areninha do Renê Lucena. “Minha gratidão também ao povo brejo-santense que compareceu em peso para prestigiar esse momento especial. Vocês são a razão de toda a nossa dedicação”, destacou.


Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Ascom Casa Civil, Ascom Groaíras, Ascom Chaval, Ascom Brejo Santo, Ascom Santana do Cariri, Ascom Irauçuba - Fotos

Prefeitura de Tauá