quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Jeová Mota ressalta situação de alunos de assentamento em Santa Quitéria

Deputado Jeová Mota (PDT) - Foto: José Leomar


O deputado Jeová Mota (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta terça-feira (13/08), a situação dos alunos do Assentamento Pintada, em Santa Quitéria, que estão com dificuldades de deslocamento para irem às aulas. De acordo com ele, a prefeitura busca alternativas para que os estudantes tenham acesso à escola em outra comunidade.

O parlamentar leu uma nota da Secretaria de Educação de Santa Quitéria esclarecendo que a Escola Santa Nazaré, localizada no Assentamento Roseli Nunes (Pintada), está desativada, desde 2014, devido ao reduzido número de matrículas. Com isso, conforme a nota, os alunos dessa comunidade passaram a estudar na Escola Benedita Albuquerque, no Assentamento Valparaíso, distante 13 km, “com o município disponibilizando transporte escolar para esses alunos”.

Jeová Mota destacou, no entanto, que no último mês de maio, uma reunião entre a comunidade escolar e os técnicos da secretaria definiu que, “devido à intensa quantidade de chuvas”, o prédio da Escola Santa Nazaré – que está desativada – voltaria a ser utilizado “de forma temporária”. “Lembramos que este prédio foi desativado em 2014, portanto, não foi a atual gestão que desativou a escola”, pontuou.

O vice-líder do PDT na Casa afirmou que, com o início do período letivo 2024.2 e seguindo o combinado com a comunidade escolar, os 18 alunos que residem no Assentamento Pintada deveriam voltar a assistir às aulas na Escola Benedita Albuquerque, o que foi impossibilitado em razão do acesso ao colégio.

Ele esclarece que “os técnicos da Secretaria de Obras foram ao local para avaliar as condições desse acesso e constataram que a rota utilizada, que passa por uma barreira de açude, não oferecia a devida segurança para o tráfego do transporte escolar, razão pela qual se optou pela utilização de outra rota. No entanto, os serviços foram impedidos pela comunidade local, prejudicando assim o tráfego de alunos”.

Jeová Mota destacou ainda que hoje devem iniciar os trabalhos de asfaltamento da rodovia que liga a CE-265 ao distrito de Boa Esperança, em Tamboril, com 9 km de extensão, assim como a ligação daquela via estadual ao distrito de Holanda, com cerca de 1 km de asfalto. “São obras importantes que o governador Elmano liberou para Tamboril e para a região. E, em um futuro breve, queremos voltar para inaugurar a rodoviária e o acesso da cidade”, almejou.

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), em aparte, enalteceu os avanços que o Governo do Estado tem levado para as cidades do interior. “Ficamos muito felizes por vermos esse Governo levando o desenvolvimento e investimentos para nossas cidades”, disse.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário